As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs


As Guerras Balcânicas

(1912-1913)

Retirada Turca após o combate em Monastir na Macedônia durante a Primeira Guerra Balcânica.
Facções: Primeira Guerra Balcânica: Império Otomano (Mehmed V) x Liga Balcânica (Bulgária na liderança); Segunda Guerra Balcânica: Bulgária (Ferdinando I) x Liga Balcânica (Sérvia no comando) e Império Otomano (Jovens Turcos).
Forças: Desconhecidas.
Perdas: Desconhecidas.
Resultado: Império Otomano perde seus territórios europeus, com exceção da região de Adrianópolis; Independência da Sérvia, Macedônia e Albânia; Norte da Grécia é libertado dos otomanos; Expansão búlgara é detida; Liga Balcânica é dissolvida; Grécia anexa a Macedônia.
Local: Balcãs.
Área Vermelha (Império Otomano); Setas Laranjas (Ataques Búlgaros); Cruzes Verdes (Revoltas contra os Otomanos); Setas Azuis (Ataques da Liga Balcânica contra a Bulgária); Seta Vermelha (Contra-Ataque Otomano).

As Guerras: Em 1912, boa parte dos Balcãs ainda continuava controlado pelo Império Otomano e queria se libertar desse domínio árabe na Europa. Com influência da Rússia Imperial, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Grécia criaram em segredo a Liga Balcânica. A Liga acusou os otomanos de maltratarem os povos eslavos e gregos que ainda viviam dentro de seu império.

O sultão Mehmed V negou as acusações e ignorou as provocações da Liga. Ainda em 1912, a Liga mobilizou seus exércitos e teve início a Primeira Guerra Balcânica. Os gregos iniciaram o conflito cercando o exército turco na Salônica (norte da Grécia) que se rendeu após um curto cerco. Enquanto isso, os sérvios se rebelavam e avançavam para a Macedônia onde derrotaram os turcos em Kumanovov e em Monastir. Já os búlgaros atacaram pelo leste e derrotaram o pricipal exército turco em Kirk Kilissa e em Lule Burgas. Com essas derrotas, os otomanos sobreviventes recuaram para Constantinopla. Os búlgaros até tentaram tomar Adrianópolis, mas acabaram enfraquecidos pela falta de suprimentos e por causa do inverno. A guerra terminou em 3 de Dezembro de 1912 com os otomanos aceitando um armistício com a Liga.

Dentro do exército otomano, um grupo de oficiais conhecidos como os "Jovens Turcos" deram um golpe de estado no sultão e tomaram o poder para tentar sumir com a humilhação que seu Império sofreu nessa primeira guerra balcânica. Porém, mesmo sendo governado por esses oficiais, os otomanos perderam o controle de Adrianópolis em 3 de Março de 1913 por tropas búlgaras e sérvias. Dias depois, os otomanos assinavam outro tratado com a Liga Balcânica e entregavam Creta para os gregos.

Ainda em 1913, os "Jovens Turcos" romperam o Tratado de Londres e inciaram a Segunda Guerra Balcânica. Os turcos aproveitaram que os membros da Liga Balcânica estavam lutando entre si e retomaram Adrianópolis. Enquanto os turcos retomavam território perdido, a Sérvia liderava a Liga contra a Bulgária que queria se expandir ainda mais pelos Balcãs. Em 10 de Agosto, um novo tratado acabou assinado e a Bulgária entregou todas as suas conquistas militares para a Sérvia, Grécia e Montenegro. Já os turcos podiam manter Adrianópolis, mas toda a sua influência em território europeu havia acabado. O caminho para a Primeira Guerra Mundial estava aberto.

Curiosidades:

  • Foi esse conflito que abriu caminho para a Primeira Guerra Mundial. Após essas duas guerras balcânicas, a Sérvia se tornou a principal potência na região e ameaçou o poder imperial da Áustria-Hungria. 

Bibliografia:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Guerra Mundial - Frente Ocidental

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Chalons-Sur-Marne