Primeira Guerra Mundial - Frente Oriental

 

A Frente Oriental

(1914-1918)

Informações Técnicas:

Facções: Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e Império Otomano) x Aliados (Rússia, Romênia, Bélgica, Inglaterra, Sérvia e Grécia).
Forças: Desconhecidas.
Perdas: PC: 6.500.000 mortos e feridos; A: 9.900.000 mortos e feridos.
Resultado: Vitória das Potências Centrais; Queda do Império Russo; Surgimento da URSS e início da Guerra Civil Russa.
Local: Europa Central e Oriental.

1914 - Começa a Guerra na Europa Oriental:

Retirada russa após o desastre em Tannenberg, Prússia.

A guerra na Europa Oriental teve início em Agosto quando os russos invadiram a Prússia Oriental, com o objetivo de anexar a região e ter acesso as linhas ferroviárias que levariam para Berlim. Porém, os alemães estavam preparados e aniquilaram dois exércitos russos em poucos dias de combates. Ao mesmo tempo que ocorria a invasão da Prússia, os russos invadiam a Áutria-Hungria e tentavam atravessar os Cárpatos, montanhas que protegiam as planícies da Hungria. Após breves e violentos combates com as tropas húngaras, que estavam despreparadas para tal conflito, o avanço russo parou por falta de suprimentos e por causa do inverno.

Área Vermelha (Império Alemão); Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Área Azul (Império Russo); Setas Azuis (Ataques Russos); Setas Vermelhas e Marrons (Ataques Alemães e Húngaros).

Aproveitando uma pausa nas ofensivas russas, os alemães lançaram uma bem sucedida ofensiva na Polônia e atravessaram o Vístula, ficando só alguns quilômetros de Varsóvia, capital da província. Mais ao sul, nos Cárpatos, os húngaros lançaram centenas de ataques contra os russos, com um limitado apoio alemão, mas fracassaram em todos e sofreram imensas perdas. Assim terminava o ano de 1914 com os russos e os alemães obtendo grandes ganhos territoriais, algo bem diferente em comparação à Frente Ocidental.


1915 - O Grande Impasse:

Tropas alemãs avançam nos primeiros meses do ano, na Polônia, antes do Grande Impasse começar.


1915 começou com uma imensa ofensiva alemã e húngara para tentar derrotar os russos. A ofensiva ia do norte da Polônia até os Cárpatos na Galícia. Depois de várias semanas de combates pesados, os russos abandonaram suas defesas e fizeram uma retirada caótica para novas defesas no interior da Rússia. Toda a Polônia e a Galícia estavam em mãos dos alemães e húngaros. Os russos sofreram perdas catastróficas e nunca mais teriam forças que pudessem superar os alemães em combate aberto. Depois dessa ofensiva, teve início o Grande Impasse: longas trincheiras que cobriam quase toda a frente de combate e tal situação ficaria assim até 1917.

Área Vermelha (Império Alemão); Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Área Azul (Império Russo); Setas Vermelhas e Marrons (Ataques Alemães e Húngaros); Seta Azul (Ataque Russo).

Como retaliação pela ofensiva alemã, os russos tentaram invadir a Prússia Oriental uma segunda vez, mas foram novamente derrotados. Depois desse imenso desastre, o alto-comando russo foi obrigado a transferir milhares de seus melhores homens das frentes do Cáucaso e da Pérsia para preencher as perdas que sofreram nesse ano de 1915.

1916 - Sucesso Russo e Desastre Romeno:

Tropas russas esmagam outro exército húngaro durante a ousada Ofensiva de Brusilov.

O ano de 1916 começou com uma enorme e bem sucedida ofensiva russa em quase toda a frente de batalha. Usando táticas dos aliados da frente ocidental, incluindo um batalhão de carros blindados belgas, os russos, liderados pelo general Brusilov, esmagaram dois exércitos húngaros e causaram imensas perdas aos alemães durante três meses de grandes avanços na Polônia e na Galícia. A Ofensiva de Brusilov foi a maior e mais importante vitória que os russos tiveram durante toda a guerra. Após esses grandes avanços, os russos pararam e cavaram trincheiras para defender os territórios reconquistados.

Área Vermelha (Império Alemão); Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Área Roxa (Reino da Bulgária); Área Azul (Império Russo); Área Verde (Reino da Romênia); Setas Azuis e Verdes (Ataques Russos e Romenos); Setas Vermelhas, Marrons e Roxas (Ataques Alemães, Húngaros e Búlgaros).

Vendo esse grande sucesso russo, a Romênia, que ainda estava neutra, decidiu se juntar aos aliados e lançou um ousado ataque na Áustria-Hungria. Porém, o exército romeno estava muito despreparado e acabou derrotado pelas defesas húngaras. Dias depois, milhares de húngaros, búlgaros e otomanos invadiram a Romênia, como retaliação e em poucas semanas conquistaram o reino, cercando os remanecentes do exército romeno no norte e na província da Moldávia. De um modo geral, a Romênia não mudou a situação na frente oriental e acabou forçando os russos à enviarem tropas e artilharia para ajudar os exaustos romenos a sobreviverem a essa guerra.

1917 - A Revolução Russa e a Queda da Romênia:

Rebeldes bolcheviques atacam o palácio imperial russo em Petrogrado, capital do Império Russo.

Em fevereiro de 1917, a população russa, cansada da exploração feita pelo governo imperial, fez uma imensa greve de trabalhadores pela nação e derrubaram, sem violência, o governo do czar Nicolau II. Com o fim do Império Russo, foi estabelecido a República Russa, comandada pelos mencheviques, antigos líderes políticos e militares do czar. Porém, a população decidiu apoiar os bolcheviques, membros mais fanáticos dos golpistas que queriam estabelecer um governo mais socialista e marxista na nação.

Na Romênia, tropas húngaras, búlgaras e otomanas avançaram mais um pouco até a fronteira da província da Moldávia, onde assinaram um cessar-fogo com o que restava do exército romeno. Com a queda do reino romeno, tropas húngaras e búlgaras puderam ser transferidas para outras frentes de combate que ainda aconteciam pela região dos Balcãs. Alemães e otomanos manteriam uma enorme quantidade de soldados para vigiar o exército romeno na Moldávia até que a guerra terminasse.

Área Vermelha (Império Alemão); Área Azul (Império Russo); Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Área Roxa (Reino da Bulgária); Área Verde (Reino da Romênia); Setas Marrom e Roxa (Ataques húngaros e búlgaros); Cruzes Laranjas (Locais da Revolução Russa).

Em outubro de 1917, depois que os mencheviques falharam em estabelecer um acordo de paz com os alemães, os bolcheviques fizeram um novo golpe de estado, derrubaram o governo menchevique e mataram toda a família real em São Petersburgo, capital da República. Com a queda da República Russa, os bolcheviques estabeleceram um governo socialista marxista e iniciaram uma longa conversa com o Império Alemão, que financiou o grupo, para retirar a Rússia da guerra.

1918 - A Derrota da Rússia e o Fim da Guerra na Europa Oriental:

O recém-criado Exército Vermelho marcha em São Petersburgo após o acordo de paz com o Império Alemão.



No início de 1918, os alemães e seus aliados húngaros e búlgaros, lançaram uma imensa ofensiva em toda a frente oriental com o intuito de ocupar mais território russo antes da retirada da Rússia da guerra. A ofensiva durou 11 dias e nenhuma resistência das tropas russas foi encontrada nas regiões invadidas. O exército russo, agora chamado de o exército vermelho, recebeu ordens de não enfrentar a Alemanha e seus aliados e de se mobilizar em volta de São Peterburgo, a capital da Rússia, para iniciar uma marcha com o intuito de tomar Moscou dos russos "brancos", antigos seguidores do czar e mencheviques.
Área Vermelha (Império Alemão); Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Área Roxa (Reino da Bulgária); Área Verde (Reino da Romênia); Área Azul (República Russa/União Soviética); Setas Vermelhas, Marrons e Roxas (Ofensiva dos Onze Dias).

Em 3 de março de 1918, representantes da URSS chegaram na fortaleza de Brest-Litovsk, Polônia, e lá assinaram um cessar-fogo com a Alemanha e seus aliados. Com essa assinatura, a Rússia saía da guerra como uma nação derrotada. Com o fim da Frente Oriental, a Alemanha e seus aliados puderam transferir a maioria de suas tropas veteranas dessa frente para as outras campanhas que ainda aconteciam na Europa. Também se iniciava a longa e brutal Guerra Civil Russa que abriria caminho para os bolcheviques se tornarem os temíveis soviéticos liderados por Josef Stálin.

Curiosidades:

  • O videogame Battlefield 1 tem grande enfoque na frente oriental em seu multiplayer. Há vários mapas baseados em grandes batalhas dessa campanha como: a Ofensiva de Brusilov, a Campanha da Galícia e a Operação Albion, entre muitas outras. Foi também o primeiro jogo a mostrar a presença do Batalhão da Morte, uma tropa russa formada só por mulheres.

  • Outro videogame que se foca na frente oriental com mais detalhe histórico e realista é Tannenberg. Dê uma conferida!

  • A Frente Oriental foi a segunda campanha mais custosa da guerra e a única onde os aliados perderam por completo a luta. Existiram trincheiras, mas a maioria do tempo foi uma guerra de manobras e ataques táticos.

Bibliografia:





 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Guerra Mundial - Frente Ocidental

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs