As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Mascates
A Guerra dos Mascates
(1710-1711)
Ilustração mostrando o conflito entre Recife e Olinda.
Facções: Senhores Rurais de Olinda (Bernardo Vieira de Melo) x Mascates de Recife (Sebastião de Castro Caldas Barbosa)
Forças: Desconhecidas.
Perdas: Desconhecidas.
Resultado: Vitória Mascate; Recife se torna o principal centro comercial do Nordeste.
Local: Litoral de Pernambuco.
Seta Azul (Ataque Mascate) e Seta Vermelha (Ataque dos Senhores Rurais)
A Guerra: No início do século XVIII houve uma guerra pelo comércio brasileiro em Pernambuco entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife, apelidados de mascates.
Os fazendeiros de cana-de-açúcar de Olinda se consideravam homens leais à Coroa portuguesa por terem contribuído na expulsão dos holandeses de Pernambuco e se intitulavam como a "nobreza da terra". No final do século XVII, o preço do açúcar caiu no mercado internacional. No início do século XVIII a queda do preço do açúcar era total e Olinda ficou desvalorizada. Porém, os comerciantes portugueses de Recife estavam prosperando e tinham o apoio do rei Dom João V.
Com a Coroa apoiando Recife, os senhores de Olinda decidiram bloquear a vinda dos mascates de Recife para a câmara municipal de Olinda. Como retaliação, Dom João V criou uma câmara municipal em Recife e humilhou Olinda. Com essa ação, Olinda perdeu interesse da coroa portuguesa e suas plantações de açúcar morreram. Para piorar a situação em Olinda, os senhores de engenho começaram a pedir por ajuda financeira para Recife.
Em 1710, após a demarcação entre os municípios, teve início a guerra. Comandados por Bernardo Vieira de Melo e Leonardo Bezerra Cavalcanti, os nobres de Olinda atacaram Recife. Depois de um brutal combate pelas ruas da cidade, os mascates foram expulsos de Recife, juntamente com o governador, ferido na perna. Mas, em 1711, os mascates se reagruparam e atacaram Olinda. A cidade foi parcialmente destruída e as fazendas de cana queimadas. Para acabar com o conflito em Pernambuco, um novo governador foi eleito e junto com tropas portuguesas retomou Recife e puniu os mascates pela destruição de Olinda.
No fim, os mascates saíram vencedores quando a Coroa transformou Recife na capital de Pernambuco. A guerra trouxe o fim do poder dos senhores de engenho no Nordeste, mas a rivalidade entre Olinda e Recife continuaria até a Revolução Pernambucana de 1817.
Não há curiosidades.
Bibliografia:
- Willard Crompton, Samuel. "100 Guerras que mudaram a História do Mundo". Ed. Prestígio, Rio de Janeiro, RJ, 2002.
Comentários
Postar um comentário