As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - 1930

 

A Revolução Liberal Nacional

(1930)

Getúlio Vargas (líder da revolução) chegando em Itararé, sul de São Paulo.
 
Facções: Nacionalistas (Getúlio Vargas) x Primeira República Brasileira (Washington Luís).
 
Forças: Nacionalistas: 50.000 homens x Republicanos: Desconhecidas.
 
Perdas: Desconhecidas.
 
Resultado: Vitória Nacionalista; Washington Luís é deposto; Fim da República Velha; Início da Era Vargas.
 
Local: Sul, Sudeste e Paraíba (conflito isolado).
 
Áreas Verdes (Resistência Republicana); Setas Azuis (Avanço Revolucionário).
 
A Revolução: No meio do século XX, o Brasil era governado por proprietários de terra, que controlavam a nação por um sistema de oligarquia. Esses barões eram de São Paulo e Minas Gerais e sempre colocavam um novo presidente, de origem paulista ou mineira, para comandar o país e manter o sistema oligárquico em ordem. Esse governo acabou ganhando o apelido de "café com leite".
 
Porém, graças a chegada da industrialização no Brasil nos anos 1920, novos grupos políticos surgiram para enfrentar esse sistema. Partido Comunista, Nacionalistas e os Liberais começaram a se revoltar contra esse sistema de governo por toda a década de 1920.
 
Mas, a situação piorou de vez com a crise econômica de 1929 que fez o Brasil sofrer com o desemprego e a fome. Para tentar solucionar essa crise, o presidente Washington Luís, paulista, escolheu seu sucessor, Júlio Prestes, também paulista, para comandar a nação após as próximas eleições. Como já era de se esperar, os líderes mineiros não gostaram dessa drástica mudança e romperam qualquer apoio político com os paulistas. Como parte da oposição, a Aliança Liberal lançou seu candidato, Getúlio Vargas como presidente e João Pessoa como seu vice. Porém, graças as manipulações dos paulistas, Júlio Prestes venceu.
 
Parecia que os paulistas continuariam no poder, mas tudo mudou quando em 26 de Julho de 1930, o vice de Getúlio, João Pessoa, acabou sendo assassinado na Paraíba, por motivos pessoais. Sua morte foi usada como motivo central pela Aliança Liberal para iniciar uma revolução armada para derrubar o governo paulista. Com pesado apoio do exército, Getúlio Vargas foi escolhido como líder da revolução.
 
Em 3 de Outubro, os nacionalistas iniciaram suas marchas, vindas do Sul e do Nordeste, para cercar o governo paulista no Rio de Janeiro. Mesmo encontrando forte resistência das guarnições de Porto Alegre e Belo Horizonte, os nacionalistas avançaram rapidamente e em 24 de Outubro todas as forças nacionalistas chegaram ao Rio de Janeiro e cercaram o Palácio da Guanabara, onde derrubaram e prenderam Washington Luís. Em 3 de Novembro, Getúlio Vargas assumiu o comando do chamado Governo Provisório e iniciou a Era Vargas, com grandes promessas de melhorar a economia e a vida social dos brasileiros.
 

Curiosidades:

  • O verdadeiro motivo do assassinato de João Pessoa foi um caso que ele estava tendo com a mulher de um poderoso barão na Paraíba. Mesmo sendo só um crime passional e de vingança, os nacionalistas aproveitaram a crise política que predominava no Brasil, para transformar João Pessoa num mártir contra o governo paulista. A revolução foi feita baseada numa propaganda falsa por motivos políticos e nenhum apoio a causa social ou econômica atual que existia no Brasil.
 
 

Bibliografia:

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Guerra Mundial - Frente Ocidental

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA