As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - 1935

 

A Intentona Comunista

(1935)

Tropas getulistas correm para conter a revolta comunista num dos quartéis do exército no Rio de Janeiro.


 
Facções: Governo Brasileiro (Getúlio Vargas) x Partido Comunista Brasileiro, com apoio político da União Soviética (Luís Carlos Prestes).
 
Forças: Desconhecidas.
 
Perdas: Getulistas: 30 mortos e feridos x Comunistas: 120 mortos e feridos.
 
Resultado: Vitória Getulista; Início do Estado Novo.
 
Local: Natal, Recife e Rio de Janeiro.
Cruzes Vermelhas (Revoltas Comunistas); Círculos Azuis (Retaliações Getulistas).
 
A Revolta: Em 1935, outro grupo político se revoltou contra o governo de Getúlio Vargas. Era o Partido Comunista Brasileiro que com apoio político da União Soviética cresceu e se tornou o segundo partido mais poderoso da nação.
 
Luís Carlos Prestes, exilado na União Soviética após o fracasso da Revolta Tenentista de 1924, retornou ao Brasil com sua esposa alemã e judia, Olga Benário, que na verdade era uma agente do serviço de inteligência soviético e que tinha o objetivo de proteger até a morte Carlos Prestes, pois ele era essencial para o plano dar certo.
 

A missão de ambos era de dar um golpe comunista no governo atual e transformar o Brasil numa nação socialista e leal a União Soviética. Como parte de seu disfarçe, Carlos Prestes era o líder da Aliança Nacional Libertadora (ANL) que era totalmente controlado pelo Partido Comunista local.
 
Em julho, Carlos Prestes fez um pesado discurso contra Vargas. Porém, ao invés de enfraquecer o governo com suas acusações, Prestes acabou fortalecendo Vargas, que ganhou mais apoio do exército e da Assembléia Constituinte. Vargas, então, retaliou declarando a ANL ilegal no país.
 
Vendo que sua manobra política havia fracassado, Prestes e os outros líderes comunistas começaram a planejar o golpe. Tendo o apoio de algumas unidades do exército, Prestes começaria a revolta nos quartéis das principais cidades do país para então reunir um grande exército e destruir Vargas. A data escolhida para a revolta foi o dia 27 de novembro.
 
Porém, por falta de comunicação e de coordenação entre os líderes comunistas, nos dias 23 e 24 de novembro, os quartéis em Natal e no Recife se revoltaram mais cedo do que o combinado. De início, os revoltosos rapidamente controlaram as cidades, mas por não terem planejado o que fazer depois do golpe, os comunistas rapidamente perderam o controle da população, que aproveitou a falta de polícia e governo nas cidades para saquear tudo o que encontrava pela frente. Dias depois, o exército chegava em ambas as cidades e facilmente esmagava a revolta comunista.
 
Mesmo recebendo as más notícias vindas de Natal e Recife, Prestes ainda acreditava que venceria. Porém, agentes getulistas, uma namorada de um amigo de Prestes e seu caderno de notas que acabou furtado por acidente dias antes, revelaram para o governo todo o plano comunista.
 
Quando o dia da revolta chegou, 27 de novembro, os quartéis que se revoltaram foram rapidamente cercados e neutralizados pelo exército. Os combates foram bem violentos, mas o exército venceu no final. Prestes e seu comando ficaram sem saber o que fazer após o fracasso do golpe e decidiram se esconder por um tempo.
 
O que seguiu foi uma verdadeira "caça às bruxas". Milhares de esquerdistas e comunistas foram perseguidos, mortos, presos e torturados pelo governo getulista. Prestes acabou sendo localizado e preso em 1936 e só seria solto após a queda de Vargas em 1945. Já sua esposa, Olga Benário, foi entregue a Gestapo, polícia secreta nazista, e presa num campo de concentração, onde acabaria sendo morta numa câmara de gás em 1942.
 
Essa revolta comunista acabou forçando Getúlio a assumir uma postura mais firme com outros grupos políticos e decidiu transferir os três poderes para si mesmo. Em 1937, Getúlio dissolveu a Assembléia Constituinte, fechou os outros partidos políticos e declarou o início do "Estado Novo", uma ditadura fascista que duraria até 1945 após o fim da Segunda Guerra Mundial.
 

Curiosidades:

  • O filme brasileiro Olga, mostra muito bem a tentativa dos comunistas de tomar o poder e como Getúlio retaliou contra esse grupo clandestino. O filme segue todos esses eventos pelo ponto de vista de Olga. Recomendável.
 
 

Bibliografia:

 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Grécia

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs