As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Rússia

 

Guerra Civil Russa

(1919-1923)

Tropas Soviéticas marcham para enfrentar o Exército Branco e seus aliados.
 
 
Facções: USSR e Mongólia (Vladimir Lênin) x Exército Branco e Aliados (Alexandre Kolchak).
 
Forças: USSR: 5.400.200 homens x EB: 2.400.000 homens.
 
Perdas: USSR: 950.000 mortos e feridos x EB: 650.000 mortos e feridos; Mais de 12.000.000 de civis mortos e feridos.
 
Resultado: Vitória Soviética em toda a Rússia; Vitória do EB na Finlândia, Estônia, Lituânia, Letônia e Polônia (todas se tornaram nações independentes).
 
Local: Rússia, Mongólia e Pérsia.
 
Setas Azuis (Exército Branco e Aliados); Setas Vermelhas (Soviéticos).
 
A Guerra: Em 1919, um ano após o término da Grande Guerra, a Rússia entrava numa longa e brutal guerra civil. Dois grupos políticos lutavam pelo poder: o Exército Vermelho, que queria criar uma nação de acordo com a ideologia marxista, e o Exército Branco, que queria restabelecer a monarquia czarista com uma economia capitalista. Também haviam pequenos grupos políticos que lutaram contra ambos os exércitos, mas não mudaram em nada a situação da nação. Para a desvantagem dos soviéticos, as nações vencedoras da Grande Guerra também despacharam milhares de soldados para impedir que o comunismo se espalhasse pelo resto do mundo.
 
De início, a guerra foi à favor do Exército Branco e seus aliados ocidentais. Estes rapidamente obtiveram controle de várias regiões da Rússia e cercaram os redutos comunistas de Moscou e São Petersburgo. Porém, por causa de algumas divergências entre os russos brancos e seus aliados sobre o futuro da Rússia, os soviéticos se reagruparam e receberam a ajuda de tropas mongóis que rapidamente começaram a esmagar o Exército Branco e seus aliados e de retomar quase todo o território perdido.
 
Em 1920, o Exército Branco Ocidental foi derrotado e expulso da Ucrânia pela Criméia, juntamente com boa parte das nações aliadas. Porém, de 1921-1922, o Exército Branco, fortalecido por voluntários alemães, contra-atacou e libertou as províncias da Polônia, Finlândia, Letônia, Estônia e Lituânia do controle dos soviéticos. Essas províncias rapidamente se tornariam nações independentes e reconhecidas pela Liga das Nações.
 
Em 1923, os remanescentes do Exército Branco lutaram desesperadamente contra os soviéticos pelo controle da Sibéria e do Extremo Oriente, mas acabaram destruídos pelos homens de Lênin. Com isso, a guerra estava acabada, mas as perdas humanas chegavam a mais de 12 milhões de mortos e feridos. Grupos isolados de russos brancos, com apoio de tropas japonesas, continuariam a resistir na Sibéria até 1934.
 
Com o fim da guerra, os soviéticos finalmente criaram a famosa União Soviética (USSR) e já planejavam espalhar suas ideias comunistas pelo resto do mundo.
 

Curiosidades:

  • Muitos estudiosos consideram essa guerra civil o maior desastre social e político de toda a História da Europa.
 
  • Essa guerra mostrou o quão era fanático o soldado soviético pela causa de seus líderes e a falta de medo diante da morte. Os comunistas perderiam milhares de homens e nas guerras seguintes continuariam a usar a mesma tática de combate: ondas humanas, com resultados catastróficos.
 
  • O jogo Battlefield 1 possui alguns mapas baseados nas principais batalhas da Guerra Civil Russa.

    

Bibliografia:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Guerra Mundial - Frente Ocidental

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA