As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - China I
A Guerra Civil Chinesa
(1927-1936)
Tropas comunistas chinesas recuando para o norte da China, após várias derrotas contra os nacionalistas.
Facções: República Chinesa, com apoio da Alemanha (Chiang Kai-Shek) x Partido Comunista Chinês, com apoio da União Soviética (Mao Zedong).
Forças: Nacionalistas: 4.300.000 homens x Comunistas: 1.200.000 homens.
Perdas: 7.000.000 mortos e feridos (inclui civis).
Resultado: Nacionalistas obtém controle do sul da China; Comunistas remanescentes se escondem nas montanhas do norte da China; Cessar-fogo é assinado após a invasão japonesa de 1937.
Local: China.
Área Vermelha (Território Comunista); Setas Azuis (Ataques Nacionalistas); Seta Laranja (A Grande Marcha); Área Marrom (Redutos Comunistas)
A Guerra: A longa guerra civil pelo controle da China teve início em 1927 quando o governo nacionalista, liderado pelo generalíssimo Chiang Kai-Shek, iniciou uma campanha militar para erradicar toda a influência comunista que havia surgido no sul do país no início da década de 1920.
Os nacionalistas lançaram cinco enormes ofensivas para destruir os comunistas, estes concentrados nas montanhas Jing Gang, que duraram até 1933. Nesse ano, com apoio logístico da Alemanha Nazista, os nacionalistas empregaram a tática de terra arrasada e cortaram os suprimentos dos comunistas. Sem recursos para durar um ano, os comunistas, liderados por Mao Zedong e Chu En-Lai, iniciaram uma imensa retirada para o norte, com o intuito de receber apoio da União Soviética pela Mongólia.
Essa retirada seria conhecida como a "Grande Marcha" e os comunistas percorreriam mais de dez mil quilômetros para alcançar as montanhas do norte. De 1934 até 1936, os comunistas sofreram emboscadas e ataques rápidos dos nacionalistas. Mas, pelo menos 100.000 comunistas conseguiram alcançar o norte e se esconder nas cadeias de montanhas que dominavam a região. Sem condições de persegui-los e com a ameaça de uma invasão japonesa iminente, Chiang Kai-Shek deu como finalizada a guerra civil e assinou um cessar-fogo com Mao Zedong para poder se concentrar contra os japoneses. Essa invasão japonesa iria beneficiar os comunistas a reconstruir seu aniquilado exército e tomar o poder definitivamente no final de 1949.
Não há curiosidades.
Bibliografia:
- Willard Crompton, Samuel. "100 Guerras que mudaram a História do Mundo". Ed. Prestígio, Rio de Janeiro, RJ, 2002.
- https://en.wikipedia.org/wiki/Chinese_Civil_War (página em inglês).
Comentários
Postar um comentário