Primeira Guerra Mundial - Frente Árabe
A Frente Árabe
(1914-1918)
Informações Técnicas:
Facções: Aliados (Império Britânico, Rússia, França, Armênia, Itália, Tribos Árabes) x Potências Centrais (Império Otomano, Império Alemão e Tribos Senussis).
Forças: Aliados - 3.620.000 homens x PC - 2.830.000 homens.
Perdas: Aliados - 1.250.000 mortos e feridos x PC - 1.560.000 mortos e feridos.
Resultado: Vitória Aliada; Queda do Império Otomano; Criação do Oriente Médio.
Locais: Cáucaso, Península do Sinai, Palestina, Síria, Jordânia, Pérsia (atual Irã), Galípoli, Península Árabe e Mesopotâmia (atual Iraque).
1914 - A Guerra Começa e as Primeiras Batalhas:
Tropas otomanas posam para a foto durante a Campanha da Pérsia contra os armenios e russos.
No início de Novembro, a Marinha Otomana, usando navios alemães, bombardeou o porto russo de Odessa. Como retaliação, navios franceses e ingleses bombardearam as fortalezas turcas do Estreito de Dardanellos.
A guerra definitivamente teve início no Cáucaso, quando milhares de soldados russos invadiram o território otomano numa ofensiva chamada de Ofensiva de Bergmann. Totalmente pegos de surpresa, os otomanos correram para barrar essa invasão e por alguns "atos milagrosos" conseguiram deter essa invasão russa por algum tempo.
Enquanto isso, tropas britânicas e indianas desembarcaram na Península de Fao, na Mesopotâmia (atual Iraque), e capturaram a cidade de Basra enfrentando uma guarnição otomana assustada e despreparada.
Voltando ao Cásucaso, os otomanos se reagruparam e lançaram uma ofensiva para expulsar os russos das regiões invadidas. Após várias batalhas sangrentas, os russos perderam todas as suas conquistas e recuaram.
Na Mesopotâmia, a província do Kuwait se rebelou do controle otomano e expulsou as tropas turcas da região após pequenos ataques contra as bases turcas na província. O Kuwait ganharia sua independência e seria usado como base de suprimentos para as forças aliadas pelo resto da guerra na Mesopotâmia.
Área Vermelha (Império Otomano); Seta Azul (Ofensiva Russa); Seta Vermelha (Ofensiva Otomana); Setas Verdes (Ofensivas Aliadas); Áreas Marrons (Conquistas Aliadas).
No Cáucaso, em Dezembro, os otomanos invadiram o território russo como retaliação e cercaram a cidade de Sarikamish. Ao mesmo tempo, tropas russas e milicianos armenios invadiram o norte da Pérsia (atual Irã), mas foram imediatemente perseguidos por tropas turcas concentradas na região.
Ainda na Pérsia, os otomanos, com a ajuda de tribos locais expulsaram os russos e armenios desse território e bloquearam as principais passagens que davam acesso a Pérsia.
O ano terminou com os otomanos ainda cercando Sarikamish e quase forçando a retirada total de tropas russas na região do Cáucaso.
1915 - Novas Campanhas se abrem no Império Otomano:
Tropas russas entricheiradas num bosque, nos arredores de Sarikamish, durante o cerco turco na cidade.
1915 começou com os otomanos tentando retomar o controle da cidade de Basra na Mesopotâmia. Porém, os aliados estavam bem defendidos e facilmente repeliram o ataque turco.
No Cáucaso, reforços russos alcançaram Sarikamish e romperam o cerco otomano na cidade. Durante a retirada, os otomanos perderam milhares de soldados por causa do inverno e só 10.000 homens de um total de 60.000 homens conseguiram escapar para seu território. Já no Mar Negro, a Marinha Russa venceu a Marinha Otomana em vários combates navais e impediu os otomanos de enviar tropas para apoiar a Bulgária por algum tempo.
No Mediterrâneo, uma frota anglo-francesa iniciava uma ofensiva naval contra o Estreito de Dardanellos, com o objetivo de capturar Istanbul, capital do Império Otomano, e tirar o mais rápido possível os turcos da guerra. Porém, o resultado foi catastrófico para os aliados. Perderam três encouraçados e mais 8 navios menores ficaram danificados. Após esse fracasso, os aliados tentariam tomar o estreito por terra.
Na Península do Sinai, os otomanos lançaram sua primeira ofensiva contra o Canal de Suez, mas acabaram derrotados pelas defesas aliadas na área.
Em abril, na Mesopotâmia, mercenários árabes, leais aos otomanos, atacaram um acampamento britânico em Shaiba, mas foram facilmente repelidos. O líder árabe que fez o ataque, cometeu suicídio após a derrota.
Na Armênia, a província pegou em armas contra os otomanos, mas estes reagiram rapidamente e cercaram a capital Van.
No Estreito de Dardanellos, os aliados fizeram a maior operação anfíbia da guerra. O objetivo era capturar a península de Galipoli, neutralizar os fortes turcos e marchar até Istanbul. Porém, os otomanos estavam bem preparados e conseguiram segurar a invasão aliada por quase um ano inteiro. As perdas para ambos os lados foram imensas, mas no fim, os turcos saíram vencedores.
No Cáucaso, os russos lançaram uma nova ofensiva e conseguiram levantar o cerco turco de Van. Com essa vitória, os armenios receberam armas pesadas e cavalaria para libertar seu território do controle otomano.
Ao mesmo tempo, no litoral do Cáucaso, tropas russas tentam capturar a cidade de Erzurum, mas fracassam após um feroz contra-ataque otomano.
Em maio, armenios e russos tomaram Manzikert e isolaram mais de 50.000 otomanos na região do Lago Van, na Armênia.
Em Istanbul, após uma longa reunião, os líderes otomanos decidiram eliminar todos os armenios que viviam dentro do território turco. Assim começava os horrores do genocídio armênio.
Na Armênia, russos e armênios atacaram os otomanos isolados na região de Manzikert, mas acabaram sendo derrotados por reforços turcos vindos do oeste.
Área Vermelha (Império Otomano); Setas Vermelhas (Ofensivas Otomanas); Área Laranja (Conquistas ou Cercos Otomanos); Área Verde (Território Aliado); Setas Verdes (Ofensivas Aliadas); Setas Azuis (Ofensivas Russas); Área Azul Clara (Conquista Russa).
De julho até setembro, todas as frentes de combate ficaram quietas ou estagnadas. a situação para os otomanos não era muito boa. Metade de seu exército estava ainda lutando contra a invasão aliada em Galipoli, os russos controlavam a Armênia, os aliados enviavam mais tropas e artilharia para a Mesopotâmia e o Egito e começavam a surgir rumores de uma possível revolta por parte da população árabe que estava insatisfeita com o governo turco. Era uma questão de tempo para os combates se resumirem.
Os combates se resumiram primeiro na Mesopotâmia em Outubro, quando tropas britânicas capturaram a cidade de Amara. Depois dessa conquista, os britânicos tentaram tomar Bagdá, mas acabaram derrotados por reforços otomanos em Ctesiphon e recuaram para Kut, onde se entricheiraram contra um possível contra-ataque otomano. Dias depois, os otomanos atacaram e cercaram Kut. Por quase um ano, os britânicos e indianos resistiram bravamente ao cerco turco, mas acabaram se rendendo quando muitos homens ficaram doentes ou com fome. Foi a pior derrota britânica na campanha.
Em Dezembro, o alto-comando britânico tentou convencer algumas tribos árabes a se revoltar contra os otomanos, mas muitos desistiram quando uma dessas tribos foi aniquilada por árabes aliados dos turcos em Jarrab na Arábia. Mesmo depois dessa retaliação, os britânicos tentaram novemente e conseguiram convecer vários líderes árabes a se revoltar contra os turcos. Porém, os árabes só entrariam na luta no ano seguinte.
1916 - A Revolta Árabe tem Início e as Novas Vitórias contra os Otomanos:
Tropas indianas avançam por Kut após a retirada turca da cidade.
O ano começou com o evento mais importante e épico de toda a guerra: a Revolta Árabe. No dia 10 de junho, milhares de árabes atacaram dezenas de cidades na Arábia e pegaram de surpresa várias guarnições turcas. A cidade sagrada de Meca foi uma das várias libertadas pelos árabes. Porém, os otomanos concentrados em Medina conseguiram resistir e ficariam cercados e isolados pelos árabes até o fim da guerra. Por causa dessa revolta gigantesca, mais de 40.000 soldados otomanos ficaram isolados na Arábia do Sul (atual Iêmen) pelo resto do conflito sem poder fazer nada em relação a essa nova campanha contra o Império Otomano. Era o início do fim para os otomanos.
Área Vermelha (Império Otomano); Seta Vermelha (Ofensiva Otomana); Cruzes Roxas (Revolta Árabe); Áreas Verde e Marron (Territórios e Conquistas Aliadas); Seta Verde (Ofensiva Aliada); Área Azul Clara (Conquista Russa e Armenia); Setas Azuis (Ofensivas Russas e Armênias).
No Cáucaso, os russos resumiram sua ofensiva e finalmente capturaram Erzurum e Trabzon, dando um duro golpe na moral do exército turco. Em Erzincan, os otomanos tentaram conter de vez essa ofensiva russa, mas acabaram sofrendo enormes perdas e recuaram. Após essa vitória, os russos quase dividiam o Império Otomano em dois.
No Sinai, os otomanos lançaram um segundo ataque contra as forças britânicas no Canal de Suez, mas o resultado foi o mesmo do ano passado: outra derrota otomana. Aproveitando essa derrota otomana, os britânicos lançaram um grande contra-ataque e em algumas semanas dominaram toda a península do Sinai e alcançavam a fronteira da Palestina, onde os otomanos estavam estabelecendo um poderosa linha de defesa em Gaza.
1917 - O Desastre Otomano e os Reforços Alemães:
Forças britânicas adentram Jerusalém.
Em Março de 1917, os britânicos finalmente resumiram sua ofensiva na Mesopotâmia, depois de quase um ano de impasse nessa frente combate, e finalmente conquistaram Bagdá.
No Cáucaso, russos e otomanos assinaram em Dezembro o Armistício de Erzincan que terminava com as hostilidades de ambos os Impérios, bem no período em que a Rússia entrava num período de luta interna pelo poder após a queda do Czar. Porém, os armenios continuavam sua guerrilha contra os turcos. Em total segredo, uma tropa de 8000 alemães chegou a Istanbul para ajudar os turcos numa possível reconquista do território perdido no Cáucaso e na Armênia para os russos nos anos anteriores.
Área Vermelha (Império Otomano); Área Roxa (Território Árabe); Setas Roxas (Ofensivas Árabes); Área Cinza (Conquista Árabe); Áreas Verdes (Territórios Aliados); Setas Verdes (Ofensivas Aliadas); Áreas Marrons (Conquistas Aliadas); Área Azul (Império/República Russa).
A Revolta Árabe entrava em seu primeiro ano como um enorme sucesso para os aliados. Os árabes faziam ataques rápidos contra bases isoladas dos turcos no deserto e atos de sabotagem contra a longa linha ferroviária de Hejaz. Por causa desses ataques e do cerco de Medina, os otomanos foram forçados a enviar metade de sua reserva para tentar conter essa rebelião que crescia e se espalhava a cada dia.
Aproveitando o enfraquecimento do exército turco, os aliados saíram do Sinai e atacaram a poderosa Linha de Gaza na Palestina. Depois de três batalhas bem difíceis, os aliados romperam a linha e rapidamente conquistaram Jerusalém, causando um duro golpe na moral dos turcos. Finalmente a cidade santa estava fora do controle árabe. A libertação de Jerusalém foi o primeiro passo para a criação de Israel.
O ano de 1917 terminava numa situação não muito boa para os turcos. Vendo que seu aliado no oriente estava quase de joelhos, a Alemanha despachou uma segunda e maior leva de soldados alemães (15.000 homens) para tentar impedir que os otomanos saíssem da guerra antes das ofensivas que os alemães planejavam fazer na primavera do ano seguinte na Frente Ocidental. O fim do Império Otomano estava próximo.
1918 - A Queda do Império Otomano:
Cavalaria Indiana adentra a cidade de Aleppo, na Síria, bem no fim da guerra no Oriente Médio.
O alto-comando aliado acreditava que lançando novas ofensivas na Palestina e na Mesopotâmia, os otomanos seriam definitivamente derrotados. Porém, as ofensivas alemãs da primavera na Frente Ocidental, forçaram o alto-comando a enviar novas tropas para a França do que para essas duas frentes de combate. Isso atrasou a queda dos otomanos.
Enquanto isso, os árabes continuavam com sua revolta e atacavam sem pausa acampamentos e bases turcas pela Jordânia, Palestina e Síria, ajudando a enfraquecer ainda mais as tropas otomanas dessas províncias do império.
Já no Cáucaso, aproveitando a luta interna na Rússia, os otomanos mobilizaram um novo exército com apoio de tropas alemãs e planejavam retomar tudo que fora perdido em 1916 incluindo a Armênia. Mas, os armenios já assinavam uma nova aliança com os georgianos, que apoiavam a República Russa, para apoia-los caso os otomanos invadissem seu território novamente.
Áreas Vermelhas (Império Otomano); Setas Vermelhas (Ofensivas Otomanas-Alemãs); Área Roxa (Território Árabe); Setas Roxas (Ataques Árabes); Área Cinza (Conquistas Árabes); Áreas Verdes (Territórios Aliados); Seta Verde (Ofensiva Aliada); Área Marrom (Conquista Aliada).
Em Maio, os otomanos e alemães lançaram uma enorme ofensiva pelo litoral do Cáucaso e em poucas semanas reconquistaram várias cidades capturadas pelos russos e ainda invadiram a Geórgia que rapidamente caiu e não conseguiu enviar tropas para apoiar os armenios, que seriam os próximos.
Em Junho, os otomanos e alemães lançaram uma segunda ofensiva no Cáucaso e retomaram o controle da Armênia. 14.000 armenios escaparam e se posicionaram a na cidade de Baku, no Azerbaijão, controlada por tropas australianas. Os otomanos não perderam tempo e atacaram a cidade. Em setembro, Baku caiu e os otomanos obtiveram a sua última vitória da guerra contra os aliados.
Ao mesmo tempo que os otomanos capturavam Baku, estes eram massacrados na Batalha de Meggido, na Síria, pelos aliados e árabes que rapidamente mataram milhares de otomanos e capturaram as cidades de Damascos e Aleppo em poucos dias. A guerra finalmente terminava no final de outubro, com a rendição incondicional dos otomanos. Era o fim de outro grandioso império.
Curiosidades:
- O uso de trincheiras foi menor do que nas outras campanhas na Europa, pois o deserto ou as montanhas impediam que os soldados ficassem presos por muito tempo no mesmo lugar. Boa parte das campanhas no Oriente Médio foram combates de movimento do que estático.
- Tanques e carros blindados foram usados pelos aliados na Palestina. Foi a primeira vez na História Militar que tais veículos foram usados em áreas áridas e arenosas.
- Muitos dos conflitos que ainda acontecem no Oriente Médio hoje em dia são o resultado da desintegração do Império Otomano, que mantinha todos os povos árabes unidos, mesmo num regime autoritário que eram os turcos.
- Essa foi a frente de batalha que teve o segundo maior uso de aviões na guerra. Só perdeu para a Frente Ocidental.
- Foi durante essa campanha onde os otomanos promeveram uma das maiores atrocidades contra a Humanidade: O Genocídio Armênio. Mais de 3 milhões de armênios seriam perseguidos e mortos pelos otomanos ao longo de todo o conflito.
Bibliografia:
- https://en.wikipedia.org/wiki/Middle_Eastern_theatre_of_World_War_I (página em inglês).
Comentários
Postar um comentário