Primeira Guerra Mundial - Frente Asiática

 

A Frente Asiática

(1914)

Informações Técnicas:

Facções: Potências Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria) x Aliados (Japão, Inglaterra, França, Rússia, China, EUA e Sião (atual Tailândia).
 
Forças: Desconhecidas.
 
Perdas: Desconhecidas.
 
Resultado: Vitória Aliada.
 
Locais: China, Ilhas Marianas, Ilhas Marshall, Ilhas Carolinas, Micronésia, Papua Nova Guiné, Samoa, Oceano Índico, Chile e Falklands.
 

A Queda do Império Alemão do Oriente:

Canhão japonês em posição para atacar a colônia alemã de Tsingtao na China.
 
Tsingtao foi a maior e mais importante base naval alemã de todo o Extremo Oriente. Localizada numa península na China, Tsingtao também era uma cidade muito bem desenvolvida e populosa para a época. Essa colônia alemã era defendida por várias fortalezas que a cercavam, localizadas em morros, colinas e no litoral. A guarnição alemã era formada por 4000 fuzileiros imperiais (soldados de elite da Marinha Imperial Alemã), 1000 marinheiros austro-húngaros, 1000 soldados coloniais chineses e uma flotilha de navios alemães (várias canhoneiras e um pré-encouraçado austro-húngaro).
 
Quando a guerra começou em Agosto, o Japão se uniu aos aliados, com o intuito de expandir seu crescente império para o Pacífico, e despachou quase toda a sua frota, com mais 23000 homens, para capturar Tsingtao. Os britânicos também despacharam duas unidades coloniais por terra, para cercar a colônia alemã pelo sul. Por fim, os chineses, mesmo sendo neutros, bloquearam todas as estradas que iam para Tsingtao, com milhares de soldados. O Cerco de Tsingtao estava estabelecido.
 
Pelo resto do mês de Agosto até o final de Outubro, os aliados foram estabelecendo bases de artilharia para poder neutralizar as fortificações alemãs que protegiam a colônia. Durante esse período, os alemães usaram sua flotilha de navios e até mesmo um único avião para provocar os aliados para um combate aberto. Os aliados não caíram na armadilha, mas sofreram grandes baixas navais quando foram neutralizar a flotilha alemã em vários pequenos combates navais em volta da colônia.
 
Em 31 de Outubro, finalmente os aliados começaram a bombardear as defesas alemãs. Quase uma semana se passaria para os japoneses lançarem uma imensa ofensiva terrestre, em 6 de Novembro, contra essas defesas. Depois de um árduo combate, os aliados capturaram a maioria das defesas alemãs e já adentravam os arredores de Tsingtao. Com medo de enormes baixas civis, o governador alemão ordenou a rendição de todas as tropas alemãs para os aliados. No dia 7 de Novembro, os alemães se rendiam para os aliados. Assim terminava a maior e mais difícil batalha de toda a campanha na Ásia.
 
Áreas Vermelhas (Colônias Alemãs); Setas Verdes (Ofensivas Japonesas); Setas Azuis (Ofensivas Aliadas); Setas Laranjas (Rotas de Fuga do Esquadrão Naval Alemão).
 
Enquanto Tsingtao foi uma luta difícil e complexa, as outras colônias alemãs, mesmo maiores, ofereceram pouca resistência contra os aliados. A primeira a ser atacada foi a Samoa Alemã. Defendida por 100 milicianos, a Samoa Alemã não tinha condições de resistir a uma invasão aliada, que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto, e se rendeu sem disparar um único tiro.
 
A próxima colônia alemã invadida foi a Nova Guiné Alemã. Mesmo sendo uma grande e extensa colônia, sua guarnição de 300 soldados coloniais estava despreparada para a guerra. Assim mesmo, em 11 de Setembro, os alemães tentaram resistir em Bika Pata contra os aliados, mas acabaram derrotados. Do dia 14 até o dia 17 do mesmo mês, os aliados cercaram a capital Toma e forçaram a colônia alemã a se render. Algumas unidades alemãs isoladas no interior da enorme ilha resistiram aos aliados até o fim da guerra.
 
Por fim, as colônias alemãs da Micronésia, Ilhas Carolinas, Ilhas Marshall e Ilhas Marianas acabaram sendo ocupadas e capturadas sem resistência por forças navais francesas e japonesas.
 
 

A Fantástica Jornada da Frota Asiática Alemã:

Cruzador-blindado britânico afundando um cruzador-blindado alemão durante a Batalha Naval das Falklands.
 

A Frota Asiática Alemã foi a maior e mais poderosa frota germânica, fora da Alemanha, que existiu durante a Primeira Guerra Mundial. Era formada por dois cruzadores-blindados, três cruzadores leves e um navio de suporte. Toda a frota era comandada pelo experiente almirante Von Spee.
 
Em 20 de Junho, Von Spee decidiu retornar com a frota inteira para Alemanha, depois de anos patrulhando as águas em volta das colônias alemãs pelo Pacífico. Nesse dia, ele deixou a base naval alemã de Tsingtao e iniciou a viagem de volta para a Alemanha. Porém, no dia 1 de Agosto, Von Spee recebeu ordens de Berlim para que se preparasse para confrontar a enorme e poderosa Marinha Inglesa. Percebendo o perigo da Marinha Inglesa nas águas abertas do Pacífico, Von Spee despachou um de seus cruzadores leves, o Emden, para fazer ataques secundários pelo Oceano Índico e distrair os ingleses, para que pudesse ter tempo suficiente para chegar em casa.
 
O Emden se separou da frota e partiu para o Índico ainda em Agosto. Em 10 de Setembro, o Emden adentrou no Oceano Índico e fez vários ataques rápidos em cidades da Birmânia (atual Myanmar) e na Índia, chamando a atenção dos ingleses. Estes tentaram perseguir o Emden pelo Índico, mas o cruzador leve alemão desapareceu no dia 14. Em 9 de Outubro, o Emden reapareceu e atacou a base inglesa de Diego Garcia, uma pequena ilha no meio do Índico. Logo depois de ter saqueado toda a ilha por suprimentos, o Emden novamente sumiu nas águas do Índico. O Emden só seria encontrado pelos ingleses em 9 de Novembro, por um cruzador australiano que entraria em combate contra o navio alemão nas Ilhas Cocos e que resultaria na captura do cruzador leve alemão e a rendição de sua tripulação diante dos australianos. Mesmo, com a perda do Emden, Von Spee conseguiu alcançar uma parte de seu objetivo: chegar ao Atlântico.
 
Porém, os ingleses não queriam perder a oportunidade de derrotar uma frota alemã tão poderosa e despacharam dois cruzadores leves para bloquear a rota dos alemães em Coronel no Chile. Em 1 de Novembro, a frota alemão chegou em Coronel e avistou os navios ingleses. Os britânicos esperavam que os alemães fossem dar meia-volta e tentar por outro caminho, mas acabaram surpreendidos quando estes bombardearam ambos os navios ingleses. A Batalha Naval de Coronel foi um desastre para os ingleses que perderam os dois cruzadores leves e fracassaram em barrar a retirada alemã. Algumas semanas depois, Von Spee adentrava o Atlântico Sul e rumava para as Falklands.
 
Um dia antes de chegar nas Falklands, Von Spee decidiu fazer um ataque surpresa contra a base naval inglesa localizada na ilha, para causar o maior estrago possível na infraestrutura do comando naval inglês. O que Von Spee não sabia era que havia uma frota britânica de oito navios, metade sendo os temíveis encouraçados, que estava reabastecendo na ilha e já sabia da aproximação dos navios alemães por espiões infiltrados no governo chileno.
 
No dia 8 de Dezembro, teve início a grande Batalha Naval das Falklands. Von Spee espalhou sua frota e atacou a base naval, causando bastante estrago. Porém, acabou caindo numa armadilha dos ingleses e terminou morto junto com quase todos os seus navios afundados. Somente o navio de suporte, o Dresden, que escapou danificado e se escondeu nos fjords chilenos da frota inglesa. A poderosa Frota Asiática Alemã estava destruída. O Dresden conseguiria sobreviver por alguns meses pelos fjords do Chile até ser interceptado pelos ingleses e forçado a se render para o Chile em Más a Tierra em 14 Março de 1915.
 

Curiosidades:

  • A frente asiática foi a campanha militar mais rápida de toda a guerra. Foi também a única em que o Japão participou ao lado dos aliados.
 
  • Uma tropa alemã, isolada na Nova Guiné Alemã, se esconderia no interior da ilha por toda a guerra e só se renderia após o fim do conflito. Seus homens foram celebrados como heróis pela comunidade científica, pois ajudaram a catalogar várias espécies de animais e plantas desconhecidas e de localizar tribos indígenas isoladas, algumas canibais, numa ilha onde o acesso por terra é quase impossível.
 
  • A China manteria a neutralidade até 1917 quando finalmente declararia guerra contra a Alemanha. Porém, sua contribuição foi mínima. Nenhum soldado ou equipamento foi enviado para as outras campanhas da guerra. Somente trabalhadores.
 

Bibliografia:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Guerra Mundial - Frente Ocidental

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA