Primeira Guerra Mundial - Frente Balcânica
A Frente Balcânica
(1914-1918)
Informações Técnicas:
Facções: Potências Centrais (Áustria-Hungria, Bulgária, Império Otomano e Alemanha) x Aliados (Sérvia, Montenegro, Rússia, França, Inglaterra, Itália, Romênia e Grécia).
Forças: PC: 1.200.000 homens x Aliados: 707.340 homens.
Perdas: PC: 360.000 mortos e feridos x Aliados: 535.700 mortos e feridos.
Resultado: Vitória das Potências Centrais (1914-1916); Vitória Aliada (1917-1918).
Local: Sérvia, Bulgária, Grécia, Albânia e Montenegro.
1914 - As Invasões Austro-Húngaras na Sérvia:
Austro-húngaros e sérvios lutam no norte da Sérvia.
Após o assassinato de Francisco Ferdinando, a Áustria-Hungria mobilizou metade de seu exército para invadir a Sérvia, acusada de planejar o assassinato, e destruir o seu maior inimigo nos Balcãs. Depois de várias semanas de ataques de artilharia e sem planejamento inicial para a invasão, pois muitos oficiais austríacos consideravam os sérvios inferiores em combate, a Áustria-Hungria invadiu a Sérvia pelas Montanhas Cer, no norte do país. Porém, os sérvios estavam bem preparados e venceram essa primeira invasão austro-húngara em seu território.
Um mês depois dessa primeira derrota, os austro-húngaros invadiram uma segunda vez pelo oeste atravessando o Rio Drina. Depois de vários combates pesados, os austro-húngaros conseguiram estabelecer várias cabeças de ponte no rio e se aproximar de Belgrado, capital da Sérvia, pelo sul.
Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Setas Marrons (Ofensivas Austro-Húngaras); Área Laranja (Limite da Invasão Austro-Húngara); Área Roxa (Reino da Sérvia); Setas Roxas (Contra-Ataques Sérvios).
No final de 1914, os austro-húngaros tentaram tomar Belgrado pelo sul, mas foram derrotados por um ousado contra-ataque sérvio, em Kolubara, que forçou os austro-húngaros a atravessar o Rio Drina e voltar para seu império. A segunda invasão havia fracassado. O ano terminou com duas enormes derrotas humilhantes para a Áustria-Hungria diante dos sérvios que mantinham a moral alta e a determinação de defender seu território de um Império decadente e corrupto.
1915 - A Queda da Sérvia e a Retirada para a Albânia:
Atiradores sérvios enfrentam a invasão búlgara na fronteira entre ambas as nações.
Em 1915, a Bulgária se juntou às Potências Centrais e invadiu a Sérvia pelo leste. Mesmo pegos de surpresa, os sérvios resistiram bravamente ao avanço búlgaro, mas tiveram que ceder território. Ao mesmo tempo, mais tropas búlgaras invadiam a Sérvia pela região da Macedônia e conquistavam Skopje, capital da província. Vendo seu povo expremido por dois exércitos numerosos, os sérvios abandonaram Belgrado, no exato momento que os austro-húngaros invadiam pela terceira vez a nação pelo norte.
Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Setas Marrons (Ofensivas Austro-Húngaras); Área Vermelha (Reino Búlgaro); Setas Vermelhas (Ofensivas Búlgaras); Áreas Laranjas (Conquistas Austríacas e Búlgaras); Área Roxa (Reino Sérvio); Seta Roxa (Retirada Sérvia); Área Azul (Reino Grego).
Não tendo muitas opções, todo o exército sérvio e quase toda a população da Sérvia abandonou o país e escapou para a Albânia, país neutro mas sem um governo. Ao mesmo tempo, um exército aliado ocupou a Grécia, que ainda era neutra e estabeleceu várias bases na fronteira com a Sérvia e a Albânia, com o intuito de apoia-la na luta contra as Potências Centrais na região. Porém, os aliados estavam despreparados e foram pegos de surpresa quando os búlgaros lançaram uma ofensiva contra uma tropa francesa que recuou após ser derrotada em combate. Motivados com essa nova vitória, os búlgaros atacaram tropas britânicas no norte da Grécia e também venceram a luta. Seria uma longa campanha para salvar a Sérvia.
1916 - A Invasão de Montenegro e a Frente Macedônica:
Soldados e oficiais das mais de 12 nações que formavam o exército aliado na Grécia contra a Bulgária.
No início de 1916, a Áustria-Hungria, determinada em destruir os sérvios da face da Terra, invadiu Montenegro, um aliado da Sérvia, e em duas semanas dominou o país. Os montenegrinos escaparam para o norte da Albânia, onde ficariam entricheirados até o fim da guerra. Logo após a tomada de Montenegro, os austríacos tentaram invadir e dominar a Albânia, mas os montenegrinos resistiram bravamente e deteram essa invasão em território albanês.
Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Seta Marrom (Ofensiva Austro-húngara); Área Vermelha (Bulgária); Setas Vermelhas (Ofensivas Búlgaras); Áreas Laranjas (Conquistas Búlgaras); Área Verde (Montenegro); Seta Verde (Retirada Montenegrina); Área Roxa (Sérvios); Área Azul (Grécia - Ocupada pelos Aliados); Setas Azuis (Ofensivas Aliadas); Área Azul Clara (Conquista Aliada).
No norte da Grécia, na chamada Frente Macedônica, forças aliadas lançaram uma ofensiva para libertar a Macedônia, mas foram facilmente derrotados pelas defesas búlgaras nas montanhas. Após essa vitória, os búlgaros lançaram sua própria ofensiva e capturaram mais algumas cidades gregas dos aliados. Dias depois, os búlgaros lançavam a Ofensiva de Struma e ocupavam toda a região da Trácia no norte da Grécia e ameaçavam destruir o exército aliado concentrado na Salônica. Mesmo com essas grandes derrotas, os aliados lançaram no fim do ano a Ofensiva de Monastir e conquistaram a cidade grega até chegar na fronteira macedônica onde pararam para cavar trincheiras e esperar até o inverno grego terminar. Era o início de outra guerra de trincheiras na Europa.
1917 - O Impasse nos Balcãs:
Tropas sérvias se deslocam da Albânia para a Grécia com o intuito de apoiar as ofensivas aliadas na região.
1917 teve início com uma ofensiva francesa em Monastir. O objetivo era romper as defesas búlgaras nas montanhas e libertar a Macedônia. Porém, os búlgaros estavam bem preparados e derrotaram essa ofensiva na fronteira. Meses depois, os britânicos lançaram sua ofensiva para libertar a Macedônia, mas também foram derrotados pelas defesas búlgaras.
Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Área Vermelha (Bulgária); Área Verde (Montenegrinos); Área Roxa (Sérvios); Área Azul (Grécia - Ocupada pelos aliados); Setas Azuis (Ofensivas Aliadas).
Numa tentativa desesperada de acabar com o impasse na Frente Macedônica, os aliados lançaram uma enorme ofensiva em toda a frente de combate, mas depois de várias semanas, acabaram derrotados pelos búlgaros. Com isso, os aliados fracassaram em romper as defesas búlgaras e de libertar a Sérvia e ainda sofreram imensas perdas em homens e artilharia. Parecia que nada destruiria as defesas búlgaras.
1918 - A Guerra Chega ao Fim nos Balcãs:
Tropas sérvias avançam durante a enorme ofensiva aliada em Vardar, na Macedônia.
Durante a metade do primeiro semestre de 1918, a Bulgária já mostrava sinais de preocupação quando viu seus aliados começarem a sofrer várias derrotas pelas outras frentes de combate. Na Frente Macedônica, a situação não seria tão diferente. Após muito planejamento, os aliados haviam estabelecido uma ofensiva dividida por várias fases diferentes para finalmente derrotar os búlgaros e acabar de vez com a guerra nos Balcãs. Em maio, gregos e franceses iniciaram essa ofensiva atacando a fortaleza búlgara de Skra. Depois de 3 dias de batalhas, os franco-gregos dominaram a fortaleza e finalmente abriram uma brecha nas defesas búlgaras.
Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Área Vermelha (Bulgária); Área Verde (Montenegrinos na Albânia); Seta Verde (Ofensiva Montenegrina); Área Roxa (Sérvios na Albânia); Seta Roxa (Ofensiva Sérvia); Área Azul (Grécia - Ocupada pelos Aliados); Setas Azuis (Ofensivas Aliadas); Áreas Azuis Claras (Avanços Aliados).
Aproveitando a brecha em Skra, os aliados avançaram para a região central da Macedônia, o Vale do Rio Vardar, e lá enfrentaram dois exércitos búlgaros por várias semanas. Os búlgaros tentaram em vão forçar os aliados a recuar para a Grécia, mas fracassaram e sofreram imensas perdas em homens e artilharia. Para piorar, os aliados chegaram aos arredores de Sófia, capital da Bulgária, e ameaçaram bombardea-la. Os búlgaros aceitaram assinar um cessar-fogo e se renderam para os aliados no final de setembro.
Parecia o fim da guerra nos Balcãs, mas os aliados acabaram sofrendo fortes pressões dos sérvios para ajudar na libertação de sua nação dos austro-húngaros. Depois de alguns acordos territoriais, os aliados se juntaram aos sérvios e montenegrinos e todos lançaram suas próprias ofensivas para retomar o território perdido no início da guerra. Depois de dois meses de combates pesados, os austro-húngaros abandonaram a Sérvia e Montenegro e aceitaram assinar um acordo de paz após a Alemanha ter se rendido para os aliados na Frente Ocidental.
Curiosidades:
- Essa foi uma das poucas campanhas da guerra onde os aliados sofreram mais baixas que as forças centrais.
- Durante a frente macedônica, os aliados usaram soldados de mais de 12 nações (a maioria colônias) para enfrentar a ameaça búlgara.
- Foi durante essa campanha que houve uma enorme epidemia de malária que quase fez os aliados abandonar a luta contra a Bulgária.
- A linha de defesa da Bulgária foi a mais formidável de todas as linhas de defesa das Potências Centrais em toda a guerra.
Bibliografia:
- https://en.wikipedia.org/wiki/Balkans_Campaign_(World_War_I) (página em inglês).
Comentários
Postar um comentário