Segunda Guerra Mundial - Inglaterra

 

A Batalha da Inglaterra

(10 de Julho - 31 de Outubro, 1940)

Linha Verde (Radares Ingleses); Cruzes Azuis (Bases Aéreas Inglesas); Setas Vermelhas (Rotas de Ataques Aéreos Alemães).
 
 
Informações Técnicas
 
Facções: Inglaterra e Canadá (Hugh Dowding) x Alemanha e Itália (Hermann Göring).
 
Forças: Aliados: 1.960 aviões x Eixo: 2.550 aviões.
 
Perdas: Aliados: 1.740 aviões abatidos, 1.540 pilotos mortos ou feridos e 34.000 civis mortos ou feridos x Eixo: 1.970 aviões abatidos e 2.585 pilotos mortos ou feridos.
 
Resultado: Decisiva Vitória Inglesa.
 
Local: Espaço Aéreo Brtânico.
 
 

A Batalha pelo Canal da Mancha - O Prelúdio para a Batalha da Inglaterra

Bombardeiros alemães patrulham o Canal da Mancha à procura de navios aliados.

 
Em 10 de Julho, aviões alemães iniciavam a maior e mais importante batalha aérea da História. Após a queda da França, Hitler percebeu que o novo primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, não se renderia sem resistir ao avanço nazista. Mesmo com o seu exército enfraquecido, o governo inglês ainda acreditava numa vitória que pudesse virar a luta contra os alemães. Não tendo outra escolha, Hitler ordenou os preparativos para a Operação Leão Marinho. Essa operação era a invasão anfíbia e aérea alemã na Inglaterra e a subjugação do povo inglês. Porém, a operação não podia começar, pois, a Inglaterra ainda possuía muitos aviões e navios que poderiam facilmente derrotar essa invasão.
 
Foi nesse momento que Hitler convocou seu marechal-do-ar, Hermann Göring, para aniquilar esses obstáculos ingleses com uma enorme e decisiva campanha aérea. Göring prometeu que acabaria com os ingleses em poucas semanas.
 
O primeiro passo dos alemães era de testar as defesas aéreas inglesas, lançando vários ataques contra navios aliados no Canal da Mancha. Desde o dia 10 de Julho, aviões alemães patrulhavam e atacavam comboios ingleses que passavam pelo Canal da Mancha,. Os ingleses enviaram alguns poucos aviões, pois já sabiam das motivações dos alemães e decidiram conservar o maior número de aviões para a batalha principal.
 
Os combates aéreos no Canal foram intensos e pesados. Ambos os lados sofreram grandes baixas, mas os ingleses sofreram mais com as constantes perdas navais de seus preciosos cargueiros. A Batalha do Canal durou até 11 de Agosto quando o comando alemão ordenou os preparativos para a sua principal ofensiva aérea contra os ingleses: O Dia da Águia.
 
 
 

O Dia da Águia - Tem Início a Batalha da Inglaterra.

Bombardeiros alemães, em formação de ataque, indo para a Inglaterra com o intuito de destruir seu poderio aéreo.
 
No dia 12 de Agosto, um dia antes da ofensiva alemã começar, vários bombardeiros de mergulho Stukas foram enviados para destruir o sistema de radares britânico que era essencial para a defesa de sua nação. Mesmo com ataques bem coordenados, os Stukas falharam em destruir os radares (alguns ficaram desativados por algumas horas, mas nenhum chegou a ser destruído). Para piorar, caças ingleses interceptaram esses aviões alemães e abateram vários.
 
Mesmo com esse ataque inicial sendo um fracasso, Göring lançou sua ofensiva aérea, chamada de O Dia da Águia, no dia 13 de Agosto. Enviando mais de 500 aviões em vários grupos diferentes, os alemães planejavam em um dia aniquilar o poderio aéreo inglês. Mais ataques contra os radares foram feitos, mas nenhum foi destruído por completo. Já os bombardeiros mais pesados avançaram para o interior da ilha e atacaram várias bases aéreas e fábricas de armas. O estrago foi total e muitos aviões britânicos foram perdidos ainda no solo.
 
Os aviões ingleses que conseguiram decolar interceptaram essas formações alemãs e intensos combates aéreos aconteceram. As baixas foram altas para ambos os lados, mas os alemães estavam começando a ganhar o poderio aéreo na Inglaterra e o comando britânico estava ficando sem reservas para substituir suas perdas.
 
 
 
 

O Ataque da Águia - Os Alemães Dominam os Céus da Inglaterra

Caças ingleses procuram por formações aéreas alemãs nos céus da Inglaterra.
 
No dia 15 de Agosto, os alemães inciaram o Ataque da Águia, a continuação dos ataques do dia 13. Com mais de 1000 aviões enviados, o comando aéreo britânico sofreu para tentar inteceptar esses grandes grupos aéreos alemães. Os combates foram pesados, mas os alemães conseguiram atravessar as defesas e atingir mais fábricas e bases aéreas. Pelo resto do mês de Agosto, os alemães levariam os britânicos ao nível mais crítico da batalha. Os caças alemães facilmente dominavam os céus da Inglaterra e mais cidades industriais eram atingidas. Porém, as perdas aéreas alemãs também estavam aumentando e o número de aviadores veteranos estava diminuindo. Faltava muito pouco para os alemães subjugarem os ingleses com sua campanha aérea, até que no dia 24 de Agosto, um bombardeiro alemão se perdeu durante o combate e acidentalmente bombardeou Londres, capital da Inglaterra. Como retaliação, os ingleses lançaram um pequeno ataque aéreo contra Berlim e alguns danos foram feitos na cidade. Hitler, enfurecido com a retaliação inglesa, prometeu ao povo alemão que destruiria Londres por completo. Era o início da virada dos ingleses contra os alemães.
 
 
  


A Batalha Aérea da Colina Biggin - Os Alemães Começam a Perder a Vantagem

Caças ingleses e alemães se enfrentam sobre o campo aéreo da Colina Biggin.
 
Durante a fase crítica da Batalha da Inglaterra, em 30 de Agosto, aviões alemães atacaram a maior e mais importante base aérea da Inglaterra, a Colina Biggin. Os combates por essa localidade foram os mais intensos de toda a batalha e as baixas muito altas para ambos os lados. Nos primeiros dias, os alemães quase dizimaram o poderio aéreo inglês no local, mas reforços vindos da Escócia impediram a queda da base. Porém, tudo mudou quando Hitler ordenou Göring em destruir por completo Londres. Mesmo enfrentando fortes críticas de seus oficiais, Göring acreditava que a batalha já estava ganha e que os ingleses logo se renderiam. Mas, essa decisão tática acabou favorecendo os ingleses a virar a luta contra os alemães. A base da Colina Biggin sobreviveu e mais aviões chegaram de outras localidades da ilha para fortalecer essa importante defesa para os aliados.
 
 
 
 
 

A Batalha de Londres - A Luftwaffe é Derrotada

Perseguição aérea em Londres.
 
7 de Setembro foi o início da batalha decisiva de toda a campanha aérea que ocorria na Inglaterra. Grandes formações de bombardeiros alemães se aproximaram de Londres por três direções diferentes. Pegos de surpresa, os ingleses demoraram para reagir ao ataque alemão e os danos contra a cidade foram gigantescos. No fim do dia, boa parte de Londres estava em chamas. Os bombeiros e voluntários civis lutavam desesperadamente para apagar as chamas e de encontrar sobreviventes. Para piorar, nos dias seguintes, mais ataques atingiram em cheio a cidade e parecia que a Inglaterra iria finalmente se render.
 
Porém, o comando britânico estava recuperando sua força aérea com novos aviões e pilotos e quando essa nova força estava finalmente pronta, os ingleses só esperavam pelo combate decisivo. Não demorou muito. No dia 15 de Setembro, Göring despachou uma enorme leva de bombardeiros e caças para aniquilar de vez Londres. Mas, nas proximidades da capital inglesa, os alemães ficaram estupefatos com a chegada de quase 120 aviões ingleses para o combate final. O que aconteceu foi um puro caos aéreo. Os alemães tentavam desesperadamente atacar Londres, mas os caças ingleses interceptaram e derrubaram todos que se aproximavam da cidade. Até mesmo os caças mais modernos dos alemães não foram páreos para os caças ingleses. No final, os ingleses defenderam Londres e a Luftwaffe sofreu sua maior derrota aérea de toda a guerra.
 
Ataques aéreos continuariam a atingir Londres e algumas cidades durante a noite, mas a Batalha da Inglaterra já estava finalizada em 31 de Outubro quando Hitler cancelou a Operação Leão Marinho e decidiu se concentrar em invadir a URSS. Com isso, os alemães sofreram sua primeira grande derrota da guerra e a Inglaterra sobreviveu para continuar a luta no Ocidente até a chegada dos americanos. O caminho estava aberto para a derrocada da Alemanha Nazista.
 
 
 

Curiosidades:

  • A Batalha da Inglaterra foi a maior batalha aérea da História. Foi uma luta totalmente entre forças aéreas adversárias.
 
  • Outro ponto importante da Batalha da Inglaterra foi o grande uso de radares para detectar as formações aéreas alemãs que frequentemente atacavam a ilha. Esses equipamentos foram importantes para que a força aérea real inglesa pudesse interceptar o mais rápido possível esses aviões inimigos antes que alcançassem seus respectivos alvos.
 
  • A participação da Itália nessa batalha foi mínima. Só deu apoio de reconhecimento e de ataques rápidos contra navios ingleses no Canal da Mancha. Assim mesmo, as perdas aéreas italianas foram altas.
 
  • Ataques aéreos noturnos alemães continuariam a serem feitos contra Londres pelo resto de 1940 até metade de 1941. Esse período ficaria conhecido como a Blitz.
 
  • O filme inglês "A Batalha da Inglaterra" é a melhor adaptação cinematográfica sobre essa batalha. Os combates aéreos são reais e incríveis. Tudo é explicado com grandes detalhes históricos sobre as pessoas envolvidas e os eventos que estabeleceram essa batalha. Recomendável!
 
 

Bibliografia:

  •  Beevor, Antony. "A Segunda Guerra Mundial". Ed. Record. Rio de Janeiro, RJ, 2015.


 

 




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs

Primeira Guerra Mundial - Frente Ocidental

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA