Segunda Guerra Mundial - Pearl Harbor
O Ataque contra Pearl Harbor
(7 de Dezembro, 1941)
Área Vermelha (Império Japonês); Seta Vermelha (Principal Ataque Japonês); Setas Laranjas (Ofensivas Japonesas).
Informações Técnicas:
Facções: Estados Unidos (Husband E. Kimmel) x Império Japonês (Chuichi Nagumo).
Forças: EUA: 96 navios de guerra, 4 submarinos e 390 aviões x Japão: 56 navios de guerra, 28 submarinos e 414 aviões.
Perdas: EUA: 6 navios afundados, 188 aviões destruídos e 3.500 mortos e feridos x Japão: 5 submarinos afundados, 29 aviões abatidos e 64 mortos.
Resultado: Grande Vitória Tática Japonesa; EUA entra na Segunda Guerra; O conflito se torna oficialmente mundial.
Local: Havaí, EUA.
A Segunda Guerra se torna Mundial
Navios americanos afundados após o brutal ataque japonês contra Pearl Harbor.
Em 7 de Dezembro de 1941, uma força de 400 aviões e 5 submarinos japoneses lançava um ataque brutal e decisivo contra a Marinha Americana, que ainda acreditava estar fora da guerra que dominava a Europa e a China, e que levou uma nação isolacionista a se tornar uma potência militar e política no mundo inteiro.
Meses antes, os EUA, mesmo mantendo sua neutralidade, estava enviando ajuda para os ingleses e soviéticos em comboios pelo Atlântico e pela Pérsia (atual Irã), na forma do acordo do Lend-Lease, com o intuito de deter o avanço nazista na Europa. Ao mesmo tempo, os americanos tentavam negociar um acordo de paz entre japoneses e chineses, mas nenhum resultado foi alcançado. Em 1940, quando a França caiu para os alemães, os japoneses aproveitaram e invadiram a Indochina Francesa (atual Camboja, Laos e Vietnã). Como retaliação, os americanos iniciaram um enorme embargo econômico para forçar os japoneses a desistir de sua campanha militar na Ásia. O ato começou a ter efeito em 1941, pois o Japão não possuía recursos naturais e precisava explorar recursos nos territórios ocupados para sobreviver.
Por causa desse embargo americano, o alto-comando japonês decidiu lançar um ataque surpresa contra os EUA, para força-los a retirar o embargo economico e também em expandir seu império pelo resto da Pacífico. Após meses de preparação e treinamento, os japoneses estavam prontos para atacar os americanos. O alvo, a base naval de Pearl Harbor, o "coração" de toda a Marinha americana. Se fosse totalmente neutralizada, os EUA recuaria com os embargos e abriria caminho para uma rápida expansão japonesa pelo Pacífico.
Se posicionando ao norte do Havaí, uma enorme frota japonesa lançou dois pesados ataques aéreos contra a Marinha americana que estava de folga no dia 7 de Dezembro de 1941. Mesmo sendo detectados por radares americanos, os japoneses conseguiram manter o elemento surpresa até o início do ataque. O que se seguiu foi uma destruíção quase total da base naval. Ao mesmo tempo, cinco submarinos japoneses tentaram adentrar as docas da base, mas acabaram sendo afundados por navios americanos que patrulhavam as ilhas. Na base naval, os japoneses afundaram 6 navios americanos e danificaram mais de 30. Os aviões da marinha, que haviam sido retirados de seus abrigos subterrâneos para manutenção, foram massacrados pelos japoneses. As defesas americanas se mostraram despreparadas e somente 29 aviões japoneses foram abatidos.
Após os dois grandes ataques, os japoneses concluíram que os EUA estava fora da guerra e foram embora. Mesmo chocados com tal ataque e com mais de 3000 mortos e feridos, o governo americano declarou guerra ao Japão e seus aliados europeus e iniciou uma imensa mobilização para enfrentar essa ameaça mundial. Agora oficialmente, a Segunda Guerra se tornava um conflito Mundial.
Curiosidades:
- O ataque aéreo contra Pearl Harbor é considerado o pior ataque aéreo já feito contra uma base americana ao longo de toda a sua História.
- Os radares americanos que detectaram a força japonesa, acreditavam que estavam detectando um esquadrão de bombardeiros B-17 vindos do continente.
- Mesmo o ataque sendo destruidor, três elementos importantes foram deixados de lado pelos japoneses e que seriam essenciais para a derrota final do Japão em 1945: os tanques de combustível, essenciais para toda a marinha americana, saíram ilesos do ataque; toda a frota de submarinos americanas sobreviveu e se mostraria importante no enfraquecimento naval do Japão; os três porta-aviões americanos sobreviveram, pois algumas horas antes, eles haviam deixado Pearl Harbor para treinar em alto-mar, a sobrevivência desses navios levaria a várias derrotas navais japonesas nos anos seguintes.
Bibliografia:
- Beevor, Antony. "A Segunda Guerra Mundial". Ed. Record. Rio de Janeiro, RJ, 2015.
Comentários
Postar um comentário