Segunda Guerra Mundial - África

A Campanha Africana

(10 Junho, 1940-13 Maio, 1943)

Informações Técnicas:

Facções: Aliados (Inglaterra, França Livre e EUA) x Eixo (Alemanha, Itália e França Vichy).

Forças: Desconhecidas.

Perdas: Aliados: 220.000 mortos e feridos x Eixo: 350.000 mortos, feridos e capturados.

Resultado: Decisiva Vitória Aliada.

Locais: África do Norte e África do Leste.


A Campanha na África Oriental:

Tropas inglesas comemoram a captura de uma fortaleza italiana na Etiópia e exibem seu "prêmio".

A Campanha da África Oriental ou do Leste começou no dia 10 de Junho de 1940. De Junho até Dezembro de 1940, os italianos, que tinham mais de 300.000 homens só nessa região da África, iriam invadir regiões no Sudão, no Quênia e na Somalilândia. Após essas rápidas conquistas, os italianos iriam adotar uma postura mais defensiva e esperar pela chegada das tropas italianas que estariam invadindo o Egito.

Área Verde (Império Italiano); Setas Vermelhas (Ofensivas Italianas); Setas Azuis (Ofensivas Aliadas).


Em 1941, os ingleses se reagruparam e contra-atacaram com força total as tropas italianas em toda a região. Os ingleses retomaram seus territórios perdidos no Sudão, no Quênia e na Somalilândia, depois invadiram e conquistaram todas as colônias italianas da região: Eritréia, Etiópia e Somália. As batalhas foram difíceis e o exército italiano ofereceu uma resistência pesada. As últimas fortalezas italianas só iriam se render para os ingleses em Novembro de 1941. Alguns soldados italianos continuariam resistindo, com atos de guerrilha, até Outubro de 1943. Assim terminava a luta na África Oriental.


A Campanha na África do Norte:

Tanque inglês passa ao lado de um Panzer alemão destruído no meio do deserto líbio.

Enquanto os aliados lutavam contra os italianos pelo controle da África Oriental, no norte da África, principalmente na Líbia e no Egito, outra batalha ocorria. Em Setembro de 1940, um imenso exército italiano, 150.000 homens com 300 tanques, invadiu o Egito (controlado pela Inglaterra), mas só avançou até a cidade de Sidi Barrani. Lá, os italianos construíram vários acampamentos fortificados. Em Dezembro, 36.000 ingleses com 260 tanques atacaram esses acampamentos e destruíram metade desse exército italiano. Logo após essa derrota, os italianos tentaram fugir de volta para sua colônia na Líbia, mas acabaram sendo massacrados pelos ingleses, que dominaram metade da Líbia.

Em 1941, os italianos receberam a ajuda do Corpo Africano Alemão, comandado pelo general Erwin Rommel. Rommel pegou os ingleses de surpresa na sua primeira ofensiva e retomou o que havia sido perdido no ano anterior. Porém, uma tropa australiana ficou isolada no porto de Tobruk e aguentou um longo cerco. Após duas ofensivas fracassadas na fronteira do Egito com a Líbia, os ingleses finalmente venceram os alemães e levantaram o cerco de Tobruk. Rommel escapou com seu Corpo Africano.

Em 1942, Rommel retornou com reforços e forçou os ingleses para uma batalha decisiva. Durante a Batalha de Gazala, Rommel obteve a maior vitória alemã de toda a campanha. Em algumas semanas de intensos combates entre tanques, Rommel quebrou o exército inglês e dominou Tobruk. Os alemães não perderam tempo e perseguiram os ingleses até El Alamein, no Egito. Foi em El Alamein que os ingleses virariam a luta contra Rommel. Após três enormes batalhas, os alemães estavam derrotados e Rommel iniciava uma retirada para a Tunísia.

Área Verde (Império Italiano); Área Roxa (França Vichy); Setas Vermelhas (Ofensivas do Eixo); Setas Azuis (Ofensivas Aliadas).


Ao mesmo tempo, em novembro de 1942, uma imensa força anglo-americana, invadia as colônias francesas do Marrocos e da Argélia para tentar cercar e destruir Rommel. Depois de uma rápida luta contra os franceses (estes mudaram de lado depois), os aliados tentaram alcançar a Tunísia, mas fracassaram quando reforços alemães do general Von Arnim dominaram a colônia francesa.

Durante metade de 1943, tanto os aliados quanto o eixo participaram de grandes e custosas batalhas pelo controle da Tunísia. Mas, mesmo sofrendo grandes baixas, os aliados superaram as forças do eixo e venceram seus inimigos em 13 de Maio de 1943. Porém, Rommel escapou e seria um grande adversário aos aliados na Itália e depois na França. Assim terminava a luta pela África. A primeira grande vitória aliada contra o nazi-fascismo.

Curiosidades:

  • A Campanha Africana foi a segunda frente de combate onde tanques foram usados em enormes quantidades. Só ficou atrás das batalhas nas planícies russas na Frente Oriental.

  • A Campanha Africana foi o batismo de fogo dos americanos contra os alemães. Durante a luta na Tunísia, os americanos iriam sofrer horríveis derrotas diante dos Panzers alemães. Mas, essas derrotas ajudariam os americanos a melhorar suas táticas de combate contra um inimigo avançado.

  • Na África do Leste, uma pequena unidade alemã participou da luta pelo controle da Eritréia. A unidade alemã possuía somente 100 homens, a maioria fazendeiros locais e marinheiros de navios naufragados, levemente armados e com alguns caminhões para transporte. Assim mesmo, a unidade ofereceu uma heróica resistência contra os ingleses e todos os seus membros morreram em combate.

Bibliografia:

  • Beevor, Antony. "A Segunda Guerra Mundial". Ed. Record. Rio de Janeiro, RJ, 2015.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Guerra Mundial - Frente Ocidental

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA