Segunda Guerra Mundial - Guadalcanal

A Campanha de Guadalcanal

(7 Agosto, 1942-9 Fevereiro, 1943)


Área Azul (Local da Frota Americana); Setas Azuis (Ofensivas Americanas); Setas Vermelhas (Ofensivas Japonesas); Cruzes Vermelhas (Vitórias Navais Japonesas); Setas Azuis (Vitórias Navais Americanas)


Informações Técnicas:

Facções: EUA (Robert L. Ghormley) x Império do Japão (Isoroku Yamamoto).

Forças: EUA: 60.000 homens e 20 tanques x Japão: 36.000 homens e 12 tanques.

Perdas: EUA: 7.100 mortos e feridos; 29 navios de guerra perdidos e 600 aviões abatidos x Japão: 19.200 mortos e feridos; todos os tanques destruídos ou abandonados; 1000 capturados; 38 navios de guerra perdidos e 600 aviões abatidos.

Resultado: Decisiva Vitória Americana; Início da Ofensiva Americana no Pacífico Sul.

Local: Guadalcanal, Ilhas Salomão, Pacífico Sul.

As Batalhas Terrestres:

Fuzileiros e Soldados americanos descansam antes de atacar uma posição japonesa na ilha.

Em 7 de Agosto de 1942, 11.000 fuzileiros americanos desembarcaram na ilha de Guadalcanal, no Pacífico Sul, com o intuito de capturar um campo aéreo japonês que estava sendo construído para futuros ataques contra a Austrália. O desembarque foi caótico, mas nenhum japonês foi encontrado em suas praias. A guarnição japonesa era formada por trabalhadores civis e militares coreanos, mal armados e despreparados para o ataque americano. Durante dois dias, os americanos capturaram o campo aéreo e estabeleceram um perímetro de defesa no local.

Não demorou para os japoneses contra-atacarem. O primeiro ataque japonês veio pelo leste, no Rio Tenaru, onde 900 soldados imperiais se lançaram sobre as metralhadoras americanas e acabaram sendo massacrados. Em Setembro, os japoneses lançaram um segundo ataque pelo sul montanhoso, com 2500 homens, mas o resultado foi o mesmo: 1500 japoneses mortos durante três dias de combates contra os americanos. Por fim, em Outubro, os japoneses conseguiram reunir 16.000 homens, com bastante artilharia e alguns tanques, num imenso ataque contra todo o perímetro americano. Mesmo obtendo alguns ganhos dentro do perímetro, essa ofensiva japonesa acabou sendo o último desastre japonês na ilha. 4.000 japoneses morreram nessa última ofensiva.

Após o fracasso tático, os japoneses adotaram uma postura defensiva e resistiram a ofensiva americana no sul montanhoso, por quase dois meses. Porém, em Janeiro de 1943, o alto-comando japonês ordenou a retirada das tropas restantes da ilha. Pelo resto de janeiro até 9 de fevereiro, 13.000 japoneses, a maioria doente, seriam evacuados para a Nova Geórgia. Com essa retirada, os americanos finalmente obtinham a primeira vitória terrestre contra o Japão e "quebravam" a invencibilidade do exército imperial.



As Batalhas Navais:

Navio de guerra japonês sendo alvejado por um navio americano nas águas próximas de Guadalcanal.

Durante toda campanha pelo controle de Guadalcanal, as marinhas do Japão e dos EUA se enfrentaram em vários e intensos combates navais pelo controle das águas que cercavam a ilha. Na noite após o desembarque americano, dia 8 de agosto de 1942, uma frota japonesa atacou e destruiu uma frota americana-australiana na Ilha Savo, isolando mais de 11.000 americanos na ilha. Os americanos reagiram rapidamente, mas no confronto seguinte, em Santa Cruz, os japoneses obtiveram outra vitória naval contra os americanos, mesmo perdendo muitos aviões no combate.

Em novembro de 1942, os japoneses trouxeram dois enormes encouraçados para bombardear as tropas americanas ainda isoladas na ilha. Porém, os americanos trouxeram três encouraçados e uma longa e decisiva batalha naval ocorreu bem próximo da ilha. A Batalha Naval de Guadalcanal finalmente havia quebrado o poder naval japonês. Ambos os lados sofreram grandes baixas, mas os japoneses nunca mais teriam forças para enfrentar os americanos novamente em um combate naval decisivo. Guadalcanal estava definitivamente nas mãos dos americanos.


Curiosidades:

  • Boa parte das baixas americanas e japonesas durante a campanha foi causada por doenças tropicais como a malária. Poucos soldados morreram durante os combates pela ilha.

  • Combates aéreos também foram intensos entre ambos os lados. No fim da campanha, tanto americanos quanto japoneses perderam em torno de 600 aviões cada. Porém, a perda de pilotos foi mais alta para os japoneses do que para os americanos.

  • Nativos locais também lutaram contra a ocupação japonesa. Eles eram usados como batedores e também montavam emboscadas contra patrulhas japonesas.

Bibliografia:

  • Beevor, Antony. "A Segunda Guerra Mundial". Ed. Record. Rio de Janeiro, RJ, 2015.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Grécia

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs