Primeira Guerra Mundial - Origens


As Origens da Primeira Guerra Mundial

 

O Assassinato do Arqueduque Francisco Ferdinando em Sarajevo na Bósnia. O tiro que levou a Europa para o caos da Primeira Guerra Mundial.


Existem vários motivos que levaram o mundo a Primeira Guerra Mundial. Mas, o mais famoso foi o assassinato do Arqueduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, que ocorreu em 28 de junho de 1914, quando um extremista bósnio, chamado Gavrilo Princip, emboscou a comitiva do arqueduque nas ruas de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegóvina, como retaliação pela anexação do pequeno reino para as "entranhas" do Império Austro-Húngaro. O arqueduque morreria horas depois do ataque dizendo ao seus seguidores que "tudo estava bem". Princip seria preso, mas o Império Austro-Húngaro aproveitou o incidente para iniciar uma nova "guerra total" para acabar com seus principais inimigos.

Um mês depois do ataque, o Império Austro-Húngaro declarava guerra à Sérvia, acusando a nação de ter apoiado o atentado que resultou na morte do Arqueduque. Como retaliação, a Rússia, antiga aliada da Sérvia, declarava guerra contra os Austro-Húngaros. Com medo de uma invasão russa, os austro-húngaros pediram ajuda a sua aliada Alemanha, que tinha planos para destruir a Rússia numa "guerra total", e esta declarou guerra. A Rússia então, chamou seus aliados ocidentais (França e Inglaterra), pedindo por ajuda contra a Alemanha. Eles apoiariam o aliado russo, mas cada aliado tinha um motivo para atacar a Alemanha. A França queria se vingar da humilhação que sofreu na Guerra Franco-Prussiana (1870-71) e retomar o controle das províncias industriais da Alsácia e da Lorena. Já a Inglaterra queria destruir a indústria bélica da Alemanha, para vencer a corrida armamentista que já estava ocorrendo desde o fim do século 19.

Após esse período de declarações de guerra, duas facções européias se formaram: a Tríplice Entente (França, Inglaterra e Rússia) que depois teria como novos aliados a Itália, Romênia, EUA, Brasil, Japão e mais outros 26 países ou colônias pelo mundo afora; e as Potências Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria) que teriam como aliados adicionais o Império Otomano e a Bulgária. Com tudo pronto, a "guerra total" que tantos queriam podia finalmente começar.

Áreas Vermelhas (Membros das Potências Centrais) e Áreas Azuis (Membros da Tríplice Entente ou Aliados).

Bibliografia:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Guerra Mundial - Frente Ocidental

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA