Primeira Guerra Mundial - Frente Italiana
A Frente Italiana
(1915-1918)
Informações Técnicas:
Facções: Aliados (Itália, Inglaterra, França, Romênia e EUA) x Potências Centrais (Áustria-Hungria e Alemanha).Forças: Aliados: 5.600.000 homens x PC: Desconhecidas.
Perdas: Aliados: 2.150.000 mortos e feridos x PC: 2.330.000 mortos e feridos.
Resultado: Decisiva Vitória Aliada; Armistício de Villa Giusti; Queda do Império Austro-Húngaro.
Local: Norte da Itália.
1915 - Começa a Guerra na Itália:
Tropas italianas avançam durante as primeiras ofensivas contra os austríacos no Rio Izonso.
Depois de ter ficado neutra no primeiro ano da guerra, a Itália se uniu aos aliados e decidiu invadir o Império Austro-Húngaro após ver as grandes vitórias que os russos obtiveram na Frente Oriental e acreditavam que podiam fazer o mesmo contra os austríacos. Mesmo tendo um exército numeroso, a Itália estava totalmente despreparada para a guerra e não possuía a mínima noção das defesas que os austríacos possuíam na fronteira entre as duas nações.
O plano italiano era de atravessar o Rio Isonzo na fronteira, capturar a cidade de Gorizia e avançar até o porto de Trieste (o maior do Mar Adriático), forçando os austríacos a entregar toda a Croácia para os italianos e assinar um acordo de paz. Mas, nada seria fácil para os italianos.
Área Marrom (Império Austro-Húngaro) e Setas Verdes (Ofensivas Italianas)
Os italianos começariam a campanha com quatro ofensivas seguidas contra as defesas austro-húngaras no Rio Isonzo e em todas eles seriam derrotados. O ano terminaria sem um único ganho territorial para a Itália e imensas perdas para os italianos. Seguindo a tradição da Primeira Guerra, trincheiras seriam construídas nas montanhas que cercavam o rio. Mas, os italianos tentariam novamente no ano seguinte.
1916 - O Impasse na Itália:
Tropas austríacas repelem outro ataque italiano nas montanhas que cercam o Rio Isonzo.
Em 1916, os italianos lançaram mais cinco ofensivas no Rio Isonzo, mas só uma conseguiu romper as defesas austríacas e capturar a cidade de Gorizia. Com a cidade sobre controle italiano, a estrada para Trieste estava aberta. Porém, o exército italiano estava muito exausto para continuar seu avanço em território inimigo e começou a construir novas trincheiras em volta da cidade.
Mais ao norte, no Planalto de Asiago, reforços austríacos lançaram uma ousada ofensiva para atacar a retaguarda italiana e retomar Gorizia. Porém, os italianos estavam bem preparados nessa região e após vários contra-ataques, expulsaram os austríacos para fora do planalto. Após tal ofensiva, a frente de batalha se tornou um imenso impasse, como nas outras frentes.
Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Seta Marrom (Ofensiva Austríaca); Setas Verdes (Ofensivas Italianas); Área Verde (Conquista Italiana).
Durante esse longo período de impasse, italianos e austríacos mandavam pequenas unidades de ataque para achar uma rota pelas montanhas, para futuras ofensivas e tentar derrotar o exército oponente com mais facilidade. Mas, nenhum ganho tático foi obtido pelo resto do ano.
1917 - A Alemanha deixa a Itália de Joelhos:
Tropas de choque alemãs descansam antes de resumir a grande ofensiva de Caporetto.
No terceiro ano da luta na Itália, os italianos lançaram mais duas ofensivas para capturar Trieste e finalizar a luta, mas ambas fracassaram. Porém, a Áustria-Hungria estava em desespero e não possuía mais reservas na luta contra os italianos. Pedindo ajuda a Alemanha, esta despachou cinco divisões de tropas de choque, com alguns carros blindados, para lançar uma enorme ofensiva e tirar da guerra a Itália.
Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Setas Verdes (Ofensivas Italianas); Setas Vermelhas e Marrons (Ofensiva Austro-Alemã); Linha Laranja (Limite da Ofensiva Austro-Alemã).
No final do ano, alemães e austríacos lançaram a maior ofensiva da campanha, chamada de Caporetto, e em dez dias, retomaram Gorizia, avançaram mais de 32 km em território italiano e capturaram uma imensa quantidade de artilharia e de soldados italianos, isolados durante a ofensiva. Os alemães usaram táticas de infiltração, com forte apoio de gases, e dizimaram várias defesas italianas em poucas horas só no primeiro dia. Os austríacos avançaram com apoio de carros blindados alemães que facilmente assustavam os italianos (estes não tinham armas contra tais veículos) e forçaram muitos a se render.
Após a ofensiva, a Itália estava numa situação crítica. Metade de seu exército estava destruído, tinha pouca artilharia e o inimigo estava nos arredores de Veneza. Depois desse enorme sucesso, a Alemanha retirou suas tropas e veículos para usa-los nas futuras ofensivas da primavera de 1918 na frente ocidental, deixando o resto da campanha nas mãos da exausta Áustria-Hungria.
1918 - Os Aliados chegam na Itália e finalizam a guerra:
Tropas alpinistas italianas sobem uma montanha durante a ofensiva aliada de Vittorio Veneto.
Em 1918, tropas francesas, britânicas, romenas e americanas chegaram na Itália e reforçaram a linha italiana antes de uma ofensiva austríaca ser lançada. Os austríacos realmente lançaram uma ofensiva para romper a linha italiana e tomar Veneza, mas fracassaram e iniciaram uma enorme retirada para seu território.
Área Marrom (Império Austro-Húngaro); Seta Marrom (Ofensiva Austríaca); Setas Verdes (Ofensivas Italianas); Seta Azul (Ofensiva Aliada); Linha Azul Clara (Limite do Avanço Italiano e Aliado).
Italianos, reforçados por tropas aliadas, lançaram sua maior ofensiva da campanha. Retomaram tudo que perderam no ano anterior, aniquilaram o exército austríaco e alcançaram a fronteira da Áustria-Hungria em poucos dias de avanço. A Itália já estava planejando invadir o império rival quando soube do armistício da Alemanha com os aliados e cancelou a invasão.
Dias após a rendição da Alemanha, a Áustria-Hungria assinava um acordo de paz com a Itália e finalizava a guerra na região. Mesmo vitoriosa, a Itália acabaria sofrendo uma mudança na sua política quando em 1922, Benito Mussolini, líder do grupo fascista Camisas Negras, tomou o poder e iníciou uma nova era na Europa, abrindo caminho para a Segunda Guerra Mundial.
Curiosidades:
- Battlefield 1 tem um grande foco na frente italiana e mostra as principais batalhas dessa campanha como: Caporetto, Monte Grappa, Vittorio Veneto e outras.
- Foi a terceira campanha mais custosa da guerra. Também foi a mais difícil para os aliados, pois as defesas inimigas ficavam em montanhas e não em planícies como nas outras frentes.
- Entre os comandantes alemães durante a Ofensiva de Caporetto, tinha um jovem capitão chamado Erwin Rommel que liderou uma tropa de 1500 homens e em um dia capturou mais de 30.000 italianos. Por ironia, Rommel lutaria ao lado dos italianos durante a Segunda Guerra Mundial na África.
Bibliografia:
- https://en.wikipedia.org/wiki/Italian_Front_(World_War_I) (página em inglês).
Comentários
Postar um comentário