Segunda Guerra Mundial - Normandia II
A Campanha da Normandia (Parte II)
A Operação Cobra - Os Americanos Saem da Normandia:
Tropas e tanques americanos atravessam as ruínas de uma vila francesa durante a ofensiva.
Em 25 de Julho, os americanos lançaram sua maior ofensiva da campanha: a Operação Cobra. O objetivo da operação era de romper as defesas alemãs ao sul de Saint Lô e alcançar Avranches, que era o portão de entrada para os portos da Bretanha.
Usando pesado apoio aéreo, os americanos conseguiram romper a linha alemã em menos de dois dias e rapidamente avançou para o interior da França. Em 31 de Julho, tropas americanas adentravam Avranches e completavam a Operação Cobra. Pelo menos dez divisões alemãs ficaram isoladas e se renderam durante a ofensiva.
O Grande Contra-Ataque Alemão em Mortain:
Coluna de blindados alemães destruídos na estrada para Mortain durante o ousado contra-ataque.
Em 6 de Agosto, aproveitando uma pausa que os americanos fizeram após o grande sucesso da Operação Cobra, os alemães lançaram um grande e ousado contra-ataque blindado pela vila de Mortain, com o intuito de retomar Avranches e isolar tropas americanas na Bretanha.
No primeiro dia, os alemães rapidamente capturaram a vila e avançaram por mais alguns quilômetros antes de pararem por causa de ataques aéreos aliados. Porém, o momento decisivo de toda a batalha ocorreu numa pequena colina, onde menos de 200 soldados americanos estavam isolados, mas ainda tinham comunicação com a artilharia. Até o dia 8 de Agosto, os alemães atacaram a colina, mas a tropa americana resistiu bravamente. Por causa dessa tropa, o contra-ataque alemão acabou perdendo força. Nesse mesmo dia 8, os alemães retornaram para suas posições originais, mas as perdas em blindados e Panzers haviam sido enormes.
A Operação Bluecoat - Os Britânicos Aniquilam os Alemães:
Tropas e blindados ingleses avançam pelo interior da França para Vire.
O principal objetivo da Operação Bluecoat era a captura do centro de comunicações alemão em Vire. Aproveitando o caos da Batalha de Mortain, os ingleses encontraram pouca resistência dos alemães e adentraram Vire em 6 de Agosto. A situação era crítica para os alemães.
A Operação Totalize - Os Canadenses pressionam a Retaguarda Alemã:
Tanques canadenses passam ao lado de um canhão alemão no interior da França.
Em 7 de Agosto, os canadenses lançavam a Operação Totalize. Foi uma ofensiva totalmente noturna. Os alemães foram pegos de surpresa nos primeiros dias e perderam muito território. Porém, reforços da SS detiveram essa ofensiva ao norte da cidade de Falaise no dia 11.
Os Americanos Conquistam a Bretanha - A Batalha pelos Portos Franceses:
Soldados americanos recebem apoio de um tanque pesado M10 durante o difícil combate urbano na cidade de Brest.
Em 3 de Agosto, os americanos adentraram a província francesa da Bretanha e rapidamente avançaram pela península. Eles cercaram todas as cidades portuárias francesas, pois encontraram poderosas defesas alemãs construídas em volta delas. Eles lançaram uma ofensiva contra Brest, a maior e mais importante de todas, no dia 7 de Agosto, mas encontraram uma fanática resistência da guarnição alemã. O combate foi brutal e custoso para ambos os lados. A batalha terminou no dia 19 de Setembro. Porém, os americanos encontraram as docas da cidade destruídas pelos alemães. O alto-comando aliado decidiu ignorar e isolar as outras cidades. Os alemães controlariam essas cidades francesas até o fim da guerra em Maio de 1945.
A Operação Tractable - Os Canadenses adentram Falaise:
Blindados canadenses carregam a artilharia para a frente de combate em Falaise.
De 14 até 15 de Agosto, os canadenses lançaram outra ofensiva para finalmente capturar Falaise e ameaçar a retaguarda alemã. Após 36 horas de pesados combates, os alemães deixaram Falaise e recuaram para dentro de um enorme bolsão que se formava ao sul da cidade. A situação era crítica para os alemães.
A Batalha do Bolsão de Falaise - O Exército Alemão Ocidental é Destruído:
Uma coluna de blindados e caminhões alemães destruídos dentro do bolsão de Falaise. As perdas alemãs foram horríveis.
Em 13 de Agosto começava a mais brutal batalha de toda a campanha. O Bolsão de Falaise era uma enorme posição alemã, cercada pelos aliados pelo norte, sul e oeste. Falaise e Chambois eram as únicas cidades francesas no leste do bolsão que os alemães ainda controlavam. Mas, a situação ficou crítica quando os canadenses capturaram Falaise no dia 15 de Agosto.
O alto-comando alemão pedia para Hitler ordenar a retirada de todo o exército ocidental alemão para Paris. Porém, o líder nazista ordenou que suas forças continuassem a lutar até o fim. A vida dentro do bolsão era horrível. Todo dia, aviões aliados atacavam as forças alemãs causando enormes perdas em material e veículos. A infantaria alemã não tinha nem tempo para descansar. Os aliados avançavam a cada dia. E a cada dia, mais e mais alemães se rendiam para eles.
Só após muita pressão de seus melhores generais foi que Hitler mudou de ideia e ordenou a retirada de seu exército da Normandia. Porém, já era tarde demais. Em 19 de Agosto, os americanos capturaram Chambois e fecharam o bolsão. Mais de 60.000 soldados alemães foram capturados ou mortos. Somente 12.000 escaparam. Mas, a maioria estava sem condições de continuar lutando.
A Libertação de Paris - Termina a Campanha da Normandia:
Tropas americanas fazem um desfile no centro de Paris após a libertação da cidade.
Em 13 de agosto, enquanto os aliados cercavam os alemães em Falaise, a 2a Divisão Blindada Francesa aproveitou o caos alemão e rumou para Paris, com o intuito de liberta-la, antes que os nazistas a destruíssem. Juntamente com os franceses, os americanos enviaram seu melhor general, George Patton, para apoiar a ofensiva francesa.
Em Paris, os alemães possuíam uma única divisão de segurança. Com um total de 7.000 homens, apoiados por blindados e tanques franceses capturados, os alemães se preparavam para transformar a capital francesa num inferno urbano. Porém, no dia 15 de Agosto, os alemães foram pegos de surpresa pela população francesa, que com a ajuda da resistência francesa, iniciou um levante armado. Em poucas horas, o plano alemão virou um caos. Patrulhas e comboios alemães eram emboscados e enormes barricadas eram erguidas nas principais ruas da capital, prejudicando a movimentação das tropas alemãs.
Hitler, quando soube da revolta, ordenou ao comandante alemão da cidade, que colocasse fogo na capital francesa e que demolice a Torre Eifel e o Arco do Triunfo. Porém, o comandante alemão, que amava Paris, desobedeceu e ordenou a rendição de suas tropas no dia 22 de agosto. No dia 23 de agosto, tropas francesas e americanas adentravam a capital e declaravam Paris livre do controle nazista. Assim terminava a campanha da Normandia.
Curiosidades:
- A Campanha da Normandia foi uma das maiores campanhas militares da História. A derrota alemã nessa campanha ajudou a enfraquecer as forças alemãs que estavam lutando na Itália e na Frente Oriental, eliminando os poucos reforços que os alemães ainda tinham para essas frentes.
- A luta pela Normandia foi retratada em vários filmes (Resgate do Soldado Ryan), séries (Band of Brothers) e videogames (Call of Duty 3 e Medal of Honor).
- O resto da França seria libertada durante a Operação Dragão em Agosto-Setembro de 1944.
Bibliografia:
- Beevor, Antony. "A Segunda Guerra Mundial". Ed. Record. Rio de Janeiro, RJ, 2015.
Comentários
Postar um comentário