Segunda Guerra Mundial - Iwo Jima

 A Batalha de Iwo Jima

(19 Fevereiro - 26 Março, 1945)

Áreas Vermelhas (Defesas Japonesas); Setas Vermelhas (Ataques Banzais); Setas Azuis (Avanços Americanos).

Informações Técnicas:

Facções: EUA x Japão.

Forças: EUA: 110.000 fuzileiros, 300 tanques e 500 navios de guerra x Japão: 21.000 homens, 23 tanques, 400 peças de artilharia, 33 canhões navais, 69 canhões anti-tanque e 300 baterias anti-aéreas.

Perdas: EUA: 26.000 mortos e feridos, 3 navios afundados e 137 tanques destruídos x Japão: 18.300 mortos, 216 capturados, 3.000 escondidos até o fim da guerra e todos os tanques e artilharia perdidos durante o combate.

Local: Iwo Jima, Pacífico Central.

Resultado: Ferrenha Vitória Americana.

Fuzileiros americanos avançam com apoio de um tanque anfíbio pelo terreno vulcânico da ilha.

Em Fevereiro de 1945, os americanos avançavam com tudo para o Japão. O que restava da Marinha Japonesa foi destruída durante a épica batalha naval do Golfo de Leyte em Outubro de 1944. Com boa parte do exército japonês ainda preso numa guerra de atrito na China, os americanos acreditavam que enfrentariam pouca oposição japonesa. Porém, o Japão ainda não estava totalmente derrotado e seus soldados estavam prontos para darem suas vidas pelo Imperador.

O próximo alvo dos americanos foi a ilha de Iwo Jima. Diferente das outras ilhas, Iwo Jima é uma ilha vulcânica. Seu solo é formado por uma mistura de areia negra vulcânica com rochas corais afiadas. A ilha é uma verdadeira fortaleza natural. Após evacuar a população local, o Japão despachou 21.000 homens com artilharia pesada e alguns tanques para defender a ilha o mais longo possível enquanto as defesas de Okinawa eram finalizadas. O comandante da ilha foi o genial general Kuribayashi.

Kuribayashi sabia muito bem que enfrentar os americanos em combate aberto seria uma perda de tempo e de recursos. Ele decidiu mudar drasticamente as táticas japonesas de defesa. Os inúteis ataques banzais não seriam mais usados. A artilharia e os tanques seriam colocados dentro de abrigos subterrâneos e usados como armas de apoio à infantaria que ficaria colocada nos pontos mais importantes e estratégicos da ilha, onde lutariam até a última bala numa longa luta de atrito. Em poucos meses, Kuribayashi transformou Iwo Jima numa fortaleza formidável e letal. Ele só precisou esperar pelos americanos.

Em 19 de Fevereiro de 1945, uma enorme frota de 500 navios americanos surgiu no horizonte da ilha. Três dias antes, navios de guerras e aviões de ataque, bombardearam a ilha, mas as defesas japonesas ficaram intactas. Quando o desembarque ocorreu, as primeiras três levas americanas desembarcaram, mas não sofreram nenhum ataque japonês. Acreditando que a ilha tivesse sido abandonada, mais duas levas de fuzileiros americanos desembarcou. Com quase 10.000 homens concentrados nas praias, os comandantes americanos ordenaram um avanço imediato para o interior da ilha. Foi nesse momento que Kuribayashi revelou sua armadilha. Em poucos minutos toda a artilharia japonesa, mais metralhadoras, tanques, morteiros e baterias anti-aéreas, abriram fogo contra os americanos que avançavam para o interior. O resultado foi uma carnificina desproporcional.

Após muitas horas de caos durante o desembarque, os americanos conseguiram dividir a ilha em dois e isolar o seu ponto mais alto: o Monte Suribachi. As perdas americanas somente no primeiro dia foi de quase 1.000 mortos e 30 tanques destruídos. Do dia 20 até o dia 23, os americanos se focaram na luta pelo controle do Monte Suribachi.

O Monte Suribachi é o ponto mais alto da ilha inteira. Um vulcão extinto, Kuribayashi transformou o monte numa fortaleza dominada por metralhadoras, atiradores e canhões navais. Mais de 5.000 japoneses defendiam o monte. A luta foi difícil. Os americanos tinham que eliminar uma posição japonesa por vez. No fim do dia 23, os combates pelo monte diminuíram e os poucos japoneses restantes fugiram para o norte da ilha ou se mataram com granadas. No dia 24, uma tropa americana chegou ao topo e fincou duas bandeiras americanas para comemorar a maior conquista americana de toda a batalha.

O resto do mês de Fevereiro seria focado na captura dos três campos aéreos japoneses no norte da ilha. A luta continuou sendo brutal. Os americanos sofriam enormes perdas só para capturar ou neutralizar uma posição japonesa. As melhores armas contra essas fortificações japonesas eram granadas, bazucas e o lança-chamas. No início de Março, 2.000 japoneses desobedeceram as ordens de Kuribayashi e lançaram um enorme ataque banzai para retomar o Monte Suribachi. O resultado foi horrível: todos os japoneses foram mortos e a linha americana não sofreu nenhum rompimento.

O resto da batalha seguiria o mesmo padrão: os americanos avançariam contra uma fortificação japonesa, demorariam uns dois ou três dias para neutraliza-la e avançariam para a posição seguinte seguindo o mesmo procedimento. As perdas americanas só foram aumentando e os japoneses lutavam cada vez mais desesperados.

Em 16 de Março, o alto-comando americano declarou a ilha segura. Porém, mudou de opinião quando alguns canhões japoneses bombardearam o centro de comando e matou alguns oficiais. Dez dias depois, os americanos alcançavam a base de comando de Kuribayashi. Sabendo que não tinha mais artilharia ou munição, na noite do dia 26 de Março, Kuribayashi e mais 300 homens lançariam uma ataque banzai contra um acampamento americano. O ataque seria brutal. Todos os japoneses, incluindo Kuribayashi, e pelo menos 50 americanos morreriam no último combate da ilha. Mesmo após o fim do combate, 3.000 japoneses continuariam escondidos nas cavernas da ilha até se renderem em setembro de 1945 após a rendição do Japão.


Curiosidades:

  • A Batalha de Iwo Jima é retratada por dois filmes do diretor Clint Eastwood. A Conquista da Honra se foca nos americanos que fincaram a bandeira no Monte Suribachi e o trauma que sofreram que testemunharam crimes de guerra ao longo da batalha. O segundo filme se foca nos japoneses que lutaram e morreram na ilha. Também conta um pouco sobre quem foi Kuribayashi e como ele causou tanto estrago nas forças americanas.

  • Iwo Jima também aparece na parte final do episódio 8 da minisérie, O Pacífico. Mostrando o herói de guerra John Basilone lutando para sobreviver o caótico desembarque na ilha.

Bibliografia:

  • Beevor, Antony. "A Segunda Guerra Mundial". Ed. Record. Rio de Janeiro, RJ, 2015.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Guerra Mundial - Frente Ocidental

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs