Segunda Guerra Mundial - Market Garden
A Operação Market Garden
(17-25 de Setembro, 1944)
Área Azul (Território Aliado); Áreas Verdes (Zonas Paraquedistas); Seta Azul (Ofensiva Aliada); Seta Vermelha (Contra-Ataque Alemão); Área Azul Claro (Limite do Avanço Aliado).
Informações Técnicas:
Facções: Aliados (Inglaterra, EUA e Canadá) x Alemanha Nazista.
Forças: Aliados: 3 Divisões Paraquedistas, 1 Brigada Paraquedista, 2 Brigadas Blindadas e 8 Brigadas Motorizadas x Alemães: 100.000 homens.
Perdas: Aliados: 17.200 mortos, feridos e capturados; 88 tanques destruídos; 377 aviões perdidos x Alemães: 8.000 mortos e feridos; 30 tanques destruídos e 160 aviões perdidos.
Local: Sul da Holanda.
Resultado: Fracasso Operacional Aliado; Holanda fica sobre controle alemão até o fim da guerra.
Paraquedistas americanos sendo lançados na Holanda durante o início da Operação Market Garden.
Após o sucesso da Campanha da Normandia, os aliados rapidamente avançaram pelo resto da França e libertaram a Bélgica contra pouca oposição alemã. Parecia que logo estariam em Berlim. Porém, ainda havia um único obstáculo: a Linha Siegfried. Essa poderosa linha fortificada protegia toda a fronteira ocidental da Alemanha. Algumas unidades americanas já estavam combatendo nas suas imediações e encontravam poderosas defesas alemãs que estavam segurando seus avanços. O alto-comando aliado queria evitar entrar numa guerra de atrito e decidiu contornar essas defesas inimigas pela Holanda.
Acreditando que havia somente tropas alemãs de velhos e crianças defendendo a Holanda, o alto-comando aliado autorizou a maior operação paraquedista da guerra: a Operação Market Garden. Seu objetivo era a captura das pontes do Reno nas cidades de Arnhem, Eidenhoven e Nijemen. Com essas pontes capturadas, os aliados poderiam contornar a Linha Siegfried e alcançar Berlim antes dos soviéticos, que já avançavam pela Polônia.
Porém, o que os aliados não sabiam era que Hitler havia colocado suas melhores tropas na Holanda para descanso antes do lançamento de uma futura ofensiva que planejava fazer contra os aliados.
No dia 17 de Setembro, mais de 41.000 paraquedistas americanos, britânicos, canadenses e poloneses foram lançados nos arredores de cada cidade alvo. Paralelo a isso, um Corpo Blindado britânico começou a avançar para se conectar com essas tropas isoladas e estabelecer um longo "corredor" de suprimentos para que a ofensiva não perdesse força.
Em Eidenhoven, os americanos, com a ajuda de membros da resistência holandesa, capturaram a cidade contra nenhuma oposição alemã. Horas depois, o Corpo Blindado já se conectava a esse grupo, mas começou a sofrer com atrasos, pois os habitantes começaram a festejar a libertação da cidade e isso atrasaria o avanço aliado por quase 24 horas.
Em Nijemen, americanos e canadenses adentraram a cidade, mas encontraram uma forte resistência da guarnição alemã que seguraria os aliados por quase três dias. No fim do dia 20, os aliados capturavam a cidade e sua importante ponte. Porém, o Corpo Blindado britânico demoraria mais algumas horas para alcançar a cidade (grupos de guerrilha alemãs estavam montando bloqueios pelas principais estradas e isso estava atrasando os tanques ingleses).
Mas foi em Arnhem onde a situação ficou mais crítica para os ingleses e poloneses. Nos primeiros dias, os anglo-poloneses capturaram metade da cidade e a essencial ponte. Porém, tropas e blindados de divisões da SS nazista contra-atacaram e retomaram a ponte após uma longa e árdua luta. Os paraquedistas sobreviventes resistiriam ao contra-ataque alemão até o dia 25 de setembro. A maioria se renderia, mas algumas unidades escapariam até Nijemen.
Já o Corpo Blindado inglês chegaria alguns quilômetros ao sul de Arnhem, mas seria derrotado por panzers alemães. No dia 25, a Operação Market Garden era finalizada como um total fracasso aliado. Para os alemães essa derrota foi importante para aumentar a moral e preparar caminho para futuras ofensivas contra os aliados.
Curiosiadades:
- Mesmo sendo a maior operação paraquedista da guerra, a Operação Market Garden foi a maior derrota aliada na Europa e atrasaria o fim da guerra por mais alguns meses.
- A Holanda ficaria sobre controle alemão até o fim do conflito, mas isso não impediria que a resistência holandesa continuasse a lutar por sua liberdade.
- Mesmo após essa derrota, paraquedistas seriam novamente utilizados durante a travessia do Reno em 1945.
Bibliografia:
- Beevor, Antony. "A Segunda Guerra Mundial". Ed. Record. Rio de Janeiro, RJ, 2015.
Comentários
Postar um comentário