As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - A Revolução Chinesa
A "Revolução" Comunista Chinesa
(1945-1949)
Tropas nacionalistas chinesas marcham para enfrentar novamente a ameaça comunista.
Informações do Conflito:
Facções: República da China, com apoio dos EUA x Partido Comunista Chinês, com apoio da URSS.
Forças: Nacionalistas: 4.300.000 homens x Comunistas: 3.800.000 homens.
Perdas: Nacionalistas: 1.500.000 mortos e feridos +2.500.000 de civis mortos ou feridos x Comunistas: 250.000 mortos e feridos.
Local: China.
Resultado: Vitória Comunista; Cessar-fogo nunca assinado; Início do longo Cerco de Taiwan.
Área Vermelha (Território Comunista); Área Azul (Território Nacionalista); Área Marrom (Zona Ocupada pela URSS); Setas Vermelhas (Ofensivas Comunistas); Setas Azuis (Contra-Ataques Nacionalistas); Seta Preta (Retirada Nacionalista para Taiwan).
O Conflito:
Em 1945, após o fim da brutal Guerra Sino-Japonesa e da Segunda Guerra Mundial, nacionalistas e comunistas chineses iniciaram uma frenética "corrida" para ocupar o maior número possível de territórios abandonados pelos japoneses. Com forte apoio aéreo americano, os nacionalistas venceriam essa "corrida" e recuperariam boa parte do território perdido.
Em 1946, o general americano George Marshall iniciou negociações entre ambas as facções chinesas para impedir que um novo conflito interno ocorresse na nação. O líder comunista Mao Tsé-Tung, sabia muito bem que não estava em condições de enfrentar os nacionalistas num novo conflito, pois estes tinham o apoio militar dos EUA. Ele imediatamente aceitou assinar um acordo mútuo de paz com o líder nacionalista Chiang Kai-Chek. Porém, Chiang Kai-Chek odiava os comunistas e viu uma oportunidade de resumir a guerra civil dos anos 1920 com a aniquilação total dos comunistas. Ele não aceitou assinar a paz com Mao. Em 1947, Marshall e suas tropas receberam ordens de deixar a China e retornar para os EUA. Com a retirada dos americanos, Mao percebeu a enorme oportunidade que surgiu e atacou primeiro, reiniciando a guerra civil.
Em 1948, os comunistas, com apoio da URSS, invadiram a Manchúria (que estava sob ocupação soviética) e capturaram mais de 300.000 soldados nacionalistas, com armamento pesado (muitos desses soldados se uniriam à causa comunista). Com a Manchúria assegurada, os comunistas marcharam até Beijing, onde 66 divisões de elite nacionalistas se renderam, sem luta, para Mao e seus homens (novamente a maioria desses soldados nacionalistas se tornaria comunista).
Em 1949, os comunistas alcançaram o Yangtze e capturaram com sucesso a cidade de Xangai. O governo de Chiang Kai-Chek ruía para todos os lados. Muitos de seus generais e homens, rapidamente mudaram de lado e apoiaram Mao. Os poucos que ainda lutavam por Chiang estavam exaustos da longa guerra contra o Japão e não tinham condições de continuar a luta contra os comunistas. Não recebendo mais apoio dos EUA, Chiang e o resto de seu governo escapou com sucesso para a ilha de Taiwan, estabelecendo um governo democrático e militarista. Em 1950, Mao proclamava a criação da República Popular da China um dos governos totalitários mais brutais da História. Assim terminava o último grande conflito na China continental.
Curiosidades:
- Ambos os lados utilizaram uma enorme quantidade de armas e tanques japoneses durante o conflito.
- Até hoje Taiwan sofre com possíveis ameaças de invasão por parte da China.
- O filme chinês "Assembléia" é o único filme que fala sobre esse conflito na China.
Bibliografia:
- Willard Crompton, Samuel. "100 Guerras que mudaram a História do Mundo". Ed. Prestígio, Rio de Janeiro, RJ, 2002.
- https://en.wikipedia.org/wiki/Chinese_Civil_War (página em inglês)
Comentários
Postar um comentário