As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Indochina
A Guerra da Indochina
(1946-1954)
Soldados franceses avançam com apoio de um tanque Chaffee na Indochina.
Informações sobre o Conflito:
Facções: Vietnã, com apoio da URSS x França, com apoio dos EUA.
Forças: Vietnã: 450.000 homens (muitos são soldados japoneses que não se renderam durante a Segunda Guerra) x França: 395.000 homens.
Perdas: Vietnã: 300.000 mortos e feridos +400.000 civis mortos x França: 134.000 mortos e feridos.
Local: Indochina Francesa, principalmente no Vietnã.
Resultado: Vitória Vietnamita; Retirada francesa da Indochina; Vietnã é dividido em dois; Fundação dos governos do Laos e do Camboja.
Área Vermelha (Território Comunista); Área Azul (Indochina Francesa); Setas Vermelhas (Ofensivas Comunistas).
O Conflito:
Após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, os japoneses abandonaram os territórios da Indochina Francesa, após cinco anos de matança contra guerrilheiros comunistas. Em 1946, a França, aproveitando sua restauração militar e equipamento americano, retornou para seu antigo território colonial, com o intuito de reconstruir seu antigo império ultramarítimo e ficar entre as potências militares do período.
Porém, antes da chegada dos franceses, os vietnamitas comunistas rapidamente estabeleceram uma república na cidade nortenha de Hanoi. Seu líder era Ho Chi Minh. Quando os franceses chegaram, estes rapidamente ocuparam o resto da Indochina que não havia ainda sucumbido para os comunistas e estabeleceram um governo fantoche do líder cambojano Bao Daí.
Em Dezembro de 1946, a guerrilha comunista, chamada de o Vietminh, lançou uma série de ataques contra bases francesas por toda a Indochina. Era o início de uma longa guerra. Enquanto os franceses tinham forte apoio dos EUA, na forma de armas e oficiais, os Vietminh estavam sozinhos, pois a URSS estava apoiando a China comunista durante a guerra civil e não tinha condições de enviar apoio a esse novo grupo de esquerda.
Em 1950, o Vietminh, usando armas e tanques japoneses, lançou sua primeira ofensiva contra o Rio Vermelho, na Indochina Francesa. Porém, a França, que decidiu adotar uma posição defensiva, facilmente repeliu o ataque comunista.
Entre 1951 e 1953, o Vietminh mudou de tática e lançou dezenas de ataques de guerrilha na retaguarda das defesas francesas, causando grandes baixas aos europeus.
Em 1954, com apoio da URSS, na forma de armas, blindados e apoio aéreo, o Vietminh lançou a última ofensiva da guerra contra a fortaleza francesa de Dien Bien Phu, localizada no norte do Vietnã francês. Usando táticas de infiltração e artilharia pesada nas montanhas, os comunistas cercaram a fortaleza por três meses e subjugaram a heróica resistência francesa.
Em 7 de Maio de 1954, a guerra acabava com uma enorme derrota francesa. Mesmo vitoriosos e obtendo controle do Laos e do Camboja, o Vietminh não conseguiu unificar seu povo. Em Julho de 1954, o Vietminh e a França assinaram um acordo de paz, mas dividiram o Vietnã entre norte (comunista) e sul (capitalista). Quando os últimos franceses deixaram a antiga Indochina, um novo conflito regional explodiu entre os vietnamitas comunistas e capitalistas.
Curiosidades:
- A Guerra da Indochina seria um prelúdio para a próxima guerra que dominaria a região: a Guerra do Vietnã.
- Boa parte dos soldados comunistas era na verdade soldados japoneses que não aceitaram se render para os aliados após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após esse conflito, os sobreviventes retornariam para o Japão.
- Mesmo com a retirada dos militares franceses, muitos colonos franceses continuariam a resistir contra os comunistas pelo Laos e Camboja até o fim da Guerra do Vietnã em 1975.
Bibliografia:
- Willard Crompton, Samuel. "100 Guerras que mudaram a História do Mundo". Ed. Prestígio, Rio de Janeiro, RJ, 2002.
- https://en.wikipedia.org/wiki/First_Indochina_War (página em inglês).
Comentários
Postar um comentário