As Batalha e Guerras Mais Importantes da História - Índia
A Guerra Civil Indiana
(1947)
Tropas indianas posicionam artilharia pesada para bombardear as posições de rebeldes mulçumanos no norte da Índia.
Informações Técnicas:
Facções: Índia x Vários Grupos Rebeldes Mulçumanos.
Forças: Desconhecidas.
Perdas: Desconhecidas.
Local: Índia.
Resultado: Indeciso; Ocorre a cisão entre Índia e o Paquistão; Hostilidades resumem com a Guerra Indo-Paquistanesa de 1948.
Área Vermelha (Paquistão); Setas Azuis (Ofensivas Indianas); Setas Marrons (Retirada Mulçumana).
O Conflito:
Em 1947, após anos de tensão entre indianos e ingleses, a Índia finalmente conseguia sua independência do Império Britânico, seguindo as ideias pacíficas de Gandhi. Porém, novos problemas surgiram entre as várias províncias da Índia.
A maioria da população indiana é de hindus, mas há também uma grande quantidade de indianos mulçumanos. Por causa dessa enorme divisão religiosa, um novo conflito estava se formando. Imediatamente a ONU e o Reino Unido dividiram a Índia em duas nações: Índia e Paquistão.
Quando os ingleses deixaram a Índia, uma pequena, mas brutal guerra civil explodiu na província de Punjab. Os combates rapidamente se alastraram pelas outras províncias nortenhas do Paquistão e da Índia, causando caos e morte para a população civil. Uma imensa leva de refugiados dominou essas regiões. Mulçumanos fugiam para o Paquistão e hindus fugiam para a Índia.
No meio desse enorme fluxo de refugiados, a guerra civil continuava violenta. Pelo menos um milhão de refugiados tenham perecidos por causa dos combates. A Inglaterra ofereceu ajuda militar para a Índia, mas os indianos negaram qualquer ajudar externa, prolongando o conflito interno.
O conflito piorou quando a província de Jammu-Kashmir tentou se separar do Paquistão e estabelecer um governo hindu-mulçumano. Porém, um grupo radical mulçumano iniciou uma violenta revolta contra os líderes dessa província. Quando esses líderes pediram ajudar militar da Índia, o Paquistão rapidamente invadiu a província e alcançou os arredores de Srinigar, capital da província.
Mas, antes que pudessem invadir a capital, reforços indianos chegaram e forçaram os paquistaneses a recuarem de volta para seu território. Com essa vitória, a guerra civil indiana chegava ao fim. Porém, as hostilidades continuariam no ano seguinte.
Não há curiosidades.
Bibliografia:
- Willard Crompton, Samuel. "100 Guerras que mudaram a História do Mundo". Ed. Prestígio, Rio de Janeiro, RJ, 2002.
Comentários
Postar um comentário