As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Israel

 A Guerra de Independência Israelense

(1948-1949)

Soldados israelenses fincam a bandeira da Estrela de Davi para comemorar a vitória contra os árabes em 1949.

Informações Técnicas:

Facções: Israel x Liga Árabe (Egito, Jordânia, Iraque, Síria, Líbano, Arábia Saudita, Iêmen).

Forças: Israel: 117.500 homens x Liga Árabe: 63.500 homens.

Perdas: Israel: 6.300 mortos e feridos +2.300 civis x Liga Árabe: 7.000 mortos e feridos +13.000 civis.

Local: Palestina, Sinai e Líbano.

Resultado: Vitória Israelense; Vitória Parcial Jordaniana; Derrota Árabe; Derrota Egípcia; Fracasso estratégico da Liga; Armistício Assinado.

Setas Vermelhas (Ofensivas Árabes); Setas Azuis (Contra-Ataques Israelenses).

O Conflito:

Após a Segunda Guerra Mundial, milhares de judeus ficaram sem suas casas ou pertences. Os aliados decidiram envia-los para a terra de seus ancestrais na Palestina. Após muitas decisões polêmicas, foi proclamado a criação do estado judeu de Israel em 1948. No mesmo dia, a chamada Liga Árabe (a união das principais nações árabes do Oriente Médio) declarou guerra a Israel e enviou seus exércitos contra os judeus. A ONU e seus países membros decidiram não interferir no conflito regional e evitaram apoiar o recém-criado estado judeu. Percebendo isso, os israelenses armaram boa parte da população e desafiaram o poderio árabe.

A guerra começou com um imenso ataque aéreo árabe contra as principais cidades de Israel. Ao mesmo tempo a Liga Árabe invadia Israel por cinco rotas diferentes. Mesmo não tendo tantos homens quanto os israelenses, os árabes tinham armas melhores, tanques e aviões modernos. Israel possuía uma numerosa milícia armada com armas obsoletas e poucos tanques e aviões da Segunda Guerra. A situação parecia desesperadora para os judeus.

A Liga rapidamente conquistou a Cisjordânia, a Cidade Velha de Jerusalém e a Faixa de Gaza, graças a ajuda de milicianos palestinos que sabotaram as defesas israelenses. Porém, nos outros setores de Israel, os árabes foram detidos pela fanática defesa israelense. Uma pausa no conflito ocorreu em junho de 1948.

Em Julho de 1948, os israelenses fizeram um ataque surpresa e capturaram a cidade de Nazaré. Os árabes recuaram para se reagrupar. Em Outubro de 1948, os árabes retornaram renovados, mas novamente foram detidos em todos os setores israelenses. Quando janeiro de 1949 chegou, os israelenses contra-atacaram em todos os setores e expulsaram os árabes de suas terras.

Em julho, Israel e a Liga Árabe assinaram um armistício e a paz prodminaria por um tempo na região. Israel mostrou ao mundo que estava pronto para qualquer desafio que surgisse no futuro.

Curiosidades:

  • Por ironia do destino, o principal avião de combate de Israel durante esse conflito foi um modelo modificado do poderoso e rápido ME-109. Esse avião havia sido o principal caça de combate dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e agora era usado pelo povo que os nazistas tentaram destruir. Mesmo com esse terrível passado o ME-109 (chamado de Avia S-199 pelos isralenses) foi um elemento essencial para a defesa de Israel durante sua luta pela independência de seu estado.

Bibliografia:

  • Willard Crompton, Samuel. "100 Guerras que mudaram a História do Mundo". Ed. Prestígio, Rio de Janeiro, RJ, 2002.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Grécia

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs