As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Coréia
A Guerra da Coréia
(1950-1953)
Soldados americanos posicionam uma metralhadora numa trincheira improvisada na Coréia.
Informações Técnicas:
Facções: Coréia do Sul, com apoio militar das Nações Unidas x Coréia do Norte, com apoio militar da China e da URSS.
Forças: Aliados: 1.780.000 homens x Comunistas: 2.970.000 homens.
Perdas: Aliados: 600.000 mortos e feridos x Comunistas: 1.500.000 mortos e feridos.
Local: Península Coreana.
Resultado: Impasse Militar; Armistício assinado em 1953; Conflito continua atualmente entre as duas Coréias.
O Conflito:
Em 1945, após a rendição do Japão, a Península Coreana foi dividida em duas nações totalmente diferentes. O sul seria uma nação capitalista e muito bem desenvolvida e o norte seria uma nação comunista e militarista.
Em 25 de junho de 1950, tropas norte-coreanas atravessaram o Paralelo 38, a linha que divide as duas Coreias, e rapidamente avançaram pelo território sulista. Dois dias depois, a ONU condenou a invasão norte-coreana e enviou um imenso contigente militar com os americanos liderando a tal missão.
Enquanto a ONU desembarcava reforços militares em Busan, os norte-coreanos dominaram o resto da Península. Em 5 de agosto, a invasão norte-coreana foi finalmente detida nos arredores de Busan, a última cidade sul-coreana ainda sobre controle aliado. Intensas batalhas de atrito ocorreriam por todo o perímetro aliado estabelecido em seus arredores.
Linha Preta (Paralelo 38); Setas Vermelhas (Invasão Norte-Coreana); Área Azul (Perímetro de Busan).
Enquanto a luta por Busan continuava intensa, uma enorme força anfíbia americana lançava no dia 15 de Setembro de 1950 um enorme desembarque de tropas e tanques em Inchon. Alguns dias depois, essa força americana adentrou Seul, ameaçando isolar todo o exército norte-coreano em território sulista.
Porém, antes mesmo de os norte-coreanos recuarem para seu território, as tropas aliadas em Busan iniciaram uma enorme ofensiva que começou a dizimar as forças norte-coreanas na Coréia do Sul. Em menos de uma semana, os aliados retomaram o controle total da Coréia do Sul e alcançaram o Paralelo 38.
Aproveitando a retirada caótica norte-coreana, os aliados invadiram a Coréia do Norte e capturaram sua capital Pyongyang. Em poucas semanas, os aliados haviam alcançado o Rio Amarelo e quase aniquilado o exército norte-coreano. Porém, uma nova ameaça estava por surgir e expandir por toda a Península Coreana.
(Área Azul): Perímetro de Busan; (Área Vermelha): Território Ocupado pelos Norte-Coreanos; Linha Preta (Paralelo 38); (Setas Azuis): Ofensivas Aliadas; (Linha Vinho): Limite do avanço aliado na Coréia do Norte.
Na noite do dia 25 de Novembro de 1950, durante o rigoroso inverno coreano, mais de 900.000 soldados chineses, com pesado apoio de artilharia, atacaram toda a frente aliada. Em poucos dias, dezenas de divisões aliadas foram destruídas ou capturadas pelos chineses. A ofensiva chinesa abriu uma enorme brecha nas defesas aliadas e estes recuaram com tudo para o sul.
Após terem atravessado o Paralelo 38 e capturado Seul, a ofensiva chinesa foi finalmente detida a 80 km ao sul da capital sul-coreana no início de 1951. Porém, a guerra estava longe de acabar.
Área Azul (Território Capturado pelos Aliados); Linha Marrom (Limite da Ofensiva Aliada); Setas Vermelhas (Ofensiva Chinesa); Linha Azul Claro (Limite da Ofensiva Chinesa); Linha Preta (Paralelo 38).
O general MacArthur, comandante-em-chefe das tropas aliadas, ameaçou a China com ataques nucleares se não deixasse a zona de conflito. Com medo de uma retaliação soviética, o presidente americano Truman retirou MacArthur do comando e o substituiu pelo general Matthew Ridgway, que iniciou uma longa discussão para estabelecer a paz.
Enquanto diplomatas da ONU e da China negociavam a paz, a guerra continuava mais brutal do que nunca. Ainda em 1951, reforços aliados ajudaram a retomar Seul e mandar os chineses de volta para o norte. Pelo resto do ano de 1951 até Julho de 1953, uma longa guerra de atrito ocorreria por todo o Paralelo 38 causando imensas perdas militares e civis para ambos os lados.
Após a morte do ditador soviético Josef Stálin e a posse do presidente americano Dwight Eisenhower, ambos os lados finalmente aceitaram assinar um cessar-fogo, assim finalizando a guerra entre aliados e chineses. Porém, as duas Coréias nunca aceitaram esse cessar-fogo e até hoje lutam pelo controle da Península Coreana.
Linha Vermelha (Limite do Avanço Chinês); Linha Azul (Defesas Aliadas); Setas Azuis (Ofensivas Aliadas); Linha Preta (Paralelo 38).
Curiosidades:
- A Guerra da Coréia foi o primeiro grande conflito militar da Guerra Fria e quase fez a URSS entrar no conflito contra os EUA.
- Foi nessa guerra onde os primeiros helicópteros foram usados por ambos os lados.
- Também ocorreram os primeiros combates aéreos entre jatos nesse conflito.
Bibliografia:
- Willard Crompton, Samuel. "100 Guerras que mudaram a História do Mundo". Ed. Prestígio, Rio de Janeiro, RJ, 2002.
Comentários
Postar um comentário