As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Afeganistão III

 A Guerra Civil Afegã

(1979-1989)

Blindado soviético atravessando uma das ruas da capital, Cabul.

Informações Técnicas:

Facções: URSS e Governo Comunista Afegão x Tribos Sunitas, Xiitas e Maoistas.

Forças: URSS: 620.000 homens; Governo Afegão: 65.000 homens x Tribos Afegãs: 250.000 homens.

Perdas: URSS: 67.000 mortos, feridos e desaparecidos; Governo Afegão: 18.000 mortos x Tribos Afegãs: 90.000 mortos +2.000.000 civis mortos ou feridos.

Local: Afeganistão.

Resultado: Vitória Tribal Afegã; Acordos de Genebra; Retirada de todas as forças soviéticas do Afeganistão; Guerra Civil Afegã continua com o surgimento do Talibã.

Setas Vermelhas (Rota da Invasão Soviética); Círculos Verdes (Locais da Resistência Afegã).

O Conflito:

Em 1973, a monarquia afegã foi derrubada pelo Partido Democrático do Povo (grupo de esquerda financiado pela URSS) que rapidamente estabeleceu um governo ditadorial em toda a nação afegã. Em 1978, o novo governo afegão fez um imenso acordo político com a URSS e inundou a nação com literatura e propaganda soviética. Porém, tanto os soviéticos quanto o novo governo afegão ignoraram as centenas de tribos que realmente controlavam o Afeganistão e já haviam derrotado duas invasões inglesas no século 19. Em 1979, uma enorme revolta tribal teve início e o Partido Democrático do Povo sofreu um golpe interno: seu presidente foi deposto pelo primeiro-ministro que logo foi derrubado pelo líder do partido, Babrak Karmal.

Como resposta aos acontecimentos no Afeganistão, os soviéticos invadiram a nação com 30.000 homens e centenas de tanques, blindados e helicópteros. Rapidamente capturaram Cabul e eliminaram por completo o governo de Karmal, que acabou morto, e instalaram um governo fantoche. O rápido avanço soviético resultou em grandes críticas internacionais, principalmente dos EUA, que em segredo estava enviando armas pesadas para as tribos que resistiam aos soviéticos. Porém, o que parecia ser uma rápida vitória, acabaria se transformando num verdadeiro pesadelo para os soviéticos, assim nascia a expressão o "Vietnã dos Russos".

Os homens dessas tribos afegãs acabaram sendo conhecidos pelo mundo como os "mujahedin" (guerreiros santos). Os mujahedins sabiam muito bem que num combate direto contra os soviéticos, eles seriam massacrados pelos tanques russos. Então eles adotaram uma postura de guerrilha e atacavam comboios nas zonas montanhosas do país. O soviéticos lançaram dezenas de ofensivas blindadas nessas montanhas e fracassaram em todas, com enormes perdas em blindados e homens. Não só os EUA estavam dando armas pesadas para os mujahedins. A China também começou a dar armas para os guerrilheiros afegãos, pois havia se distanciado da ideologia comunista e decidiu seguir por outro caminho mais brutal do que dos soviéticos. Ambas as nações contrabadeavam essas armas pelo Paquistão.

Surpreendidos pela ousada resistência afegã, a URSS despachou mais de meio milhão de homens para subjugar esses rebeldes. De 1980 até 1987 os soviéticos estavam empregando todos os seus esforços militares no Afeganistão. Essa campanha militar estava causando enormes prejuízos financeiros por toda a URSS. Em 1988, os soviéticos fizeram um acordo com a ONU e decidiram se retirar do Afeganistão. Em 1989, a retirada soviética foi feita sem encontrar resistência dos afegãos. O governo fantoche se dissolveu rapidamente e um novo governo mais democrático ocupou seu lugar. Mas a paz no Afeganistão duraria pouco. Em 1994, um grupo radical conhecido como o Talibã, aproveitou a enorme quantidade de armas e blindados soviéticos abandonados no Afeganistão e iniciou uma nova guerra civil que resultaria na queda do governo afegão e o estabelecimento do violento governo do Talibã em 1996.

O imenso fracasso soviético no Afeganistão acelerou a queda do domínio comunista pela Europa. Em 1991, a URSS se dissolveu e a Guerra Fria chegava ao fim.


Curiosidades:

  • Há vários filmes sobre essa guerra: Rambo 3, A 9a Companhia e muitos outros.

  • Os soviéticos também usaram muitos helicópteros e aviões, mas a maioria foi vítima de mísseis Stingers americanos usados pelos afegãos.

Bibligrafia:

  • Willard Crompton, Samuel. "100 Guerras que mudaram a História do Mundo". Ed. Prestígio, Rio de Janeiro, RJ, 2002.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Guerra Mundial - Frente Ocidental

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Balcãs

As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - EUA