As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Falklands
A Guerra das Falklands
(1982)
Tropas britânicas desembarcando no porto de San Carlos para iniciar a libertação das ilhas Falklands.
Informações Técnicas:
Facções: Reino Unido x Argentina
Forças: Desconhecidas.
Perdas: RU: Mais de 1.000 homens mortos, feridos e capturados; 7 navios de guerra afundados; 24 helicópteros e 10 caças abatidos x Argentina: Mais de 12.000 mortos, feridos e capturados; 9 navios de guerra afundados; 25 helicópteros e 35 caças abatidos.
Local: Ilhas Falklands e Geórgia do Sul.
Resultado: Vitória Britânica; Ilhas Falklands, Geórgia do Sul e Ilhas Sanduíche retomadas.
Área Azul (local da frota britânica); Setas Azuis (Ofensiva Britânica); Cruzes Vermelhas (navios ingleses afundados); Pontos Vermelhos (Defesas argentinas).
O Conflito:
Em 1982, a Argentina vivia uma nova ditadura militar. A economia estava em fragalhos e a popularidade dos militares no poder estava chegando a níveis de uma possível revolta popular nacional. Para tentar desviar a atenção da população diante dos vários problemas internos que afetavam a nação, o governo militar mobilizou suas forças armadas para invadir e ocupar as ilhas inglesas das Falklands, Geórgia do Sul e Sanduíches.
Em Março, soldados argentinos, disfarçados de sucateiros, desembarcaram na Geórgia do Sul e levantaram a bandeira da Argentina em território inglês. Após esse ato, a Inglaterra imediatamente enviou reforços e fortaleceu as guarnições das Falklands e da Geórgia.
Em 2 de abril, forças especiais argentinas, com apoio de tanques anfíbios, invadiram e rapidamente subjugaram a guarnição inglesa das Falklands. No dia seguinte, 3 de abril, mais tropas argentinas invadiram a Geórgia do Sul e também derrotaram a guarnição britânica. Quase que imediatamente, a Inglaterra mobilizou uma enorme força-tarefa para retomar as ilhas e expulsar os argentinos do território inglês.
Do dia 21 até o dia 26 de Abril, forças especiais inglesas com apoio de helicópteros e fragatas, invadiram a Geórgia do Sul e mesmo sofrendo perdas por acidentes táticos, conseguiram forçar a guarnição argentina a se render sem disparar um único tiro.
Em 2 de Maio, o cruzador de batalha argentino, General Belgrano, acompanhado por corvetas e destróieres, se aproximava da força-tarefa inglesa e ameaçava atrapalhar toda a operação de reconquista das Falklands. O Belgrano era uma grande ameaça, pois carregava em seu arsenal os temíveis mísseis Exocet, capazes de afundar os navios ingleses com grande precisão e distância. Porém, o Belgrano acabou sendo afundado pelo submarino nuclear inglês, Conquistador, assim neutralizando a ameaça naval argentina pelo resto da guerra.
Mas, dois dias depois, os ingleses sofreriam sua primeira grande perda naval da guerra. Em 4 de Maio, jatos argentinos atacaram e afundaram a fragata Sheffield com mísseis Exocet, mostrando aos ingleses que a ameaça desses mísseis ainda existia. Como retaliação, os ingleses lançaram um ataque surpresa contra um campo aéreo argentino na Ilha Pebble, ao norte das Falklands, com forças especiais e destruíram dezenas de aeronaves argentinas.
No dia 21 de Maio, as primeiras tropas inglesas desembarcavam nas Falklands pela vila de San Carlos, encontrando pouca oposição das tropas argentinas. Porém, nesse mesmo dia, jatos argentinos afundaram outra fragata inglesa, o Ardent.
Do dia 22 até o dia 27 de Maio, centenas de jatos argentinos atacariam a frota inglesa na Baía de San Carlos, afundando mais duas fragatas e um transporte pesado, mas perdendo mais de 30 jatos nesses ataques. Seria o momento mais decisivo da guerra.
Enquanto a frota inglesa lutava para sobreviver aos ataques aéreos argentinos, as tropas inglesas que invadiram as ilhas iniciavam o avanço para a capital das ilhas, Stanley.
No dia 28 de Maio, ocorria a primeira batalha terrestre da guerra. Uma tropa britânica foi despachada para o sul da ilha para neutralizar uma tropa de 1000 soldados argentinos que ameaçavam a zona de desembarque. Se aproximando durante a noite, a tropa britânica se posicionou perto das colinas que cercavam a vila de Goose Green e iniciaram o ataque durante a madrugada. Após horas de intenso combate e pesadas baixas para os ingleses, a guarnição argentina se rendeu no dia seguinte.
Com Goose Green tomada, o avanço final para Stanley tinha início. No dia 31 de Maio, forças especiais inglesas e argentinas lutaram pelo controle do Monte Kent, o ponto mais alto da ilha, mas os ingleses venceram e forçaram os argentinos a recuar para as últimas defesas que protegiam Stanley.
No dia 8 de Junho, tropas e tanques ingleses faziam um desembarque ao sul de Stanley, em Fitzroy, mas jatos argentinos acabaram bombardeando a zona de desembarque e afundaram dois transportes, destruindo metade da tropa inglesa.
Com os reforços de Fitzroy neutralizados, os ingleses lançaram sua última ofensiva com as tropas que tinham. Por quatro dias, ingleses e argentinos sangraram pelas colinas e morros que protegiam Stanley. No dia 14 de junho, a tropa argentina nas Falklands se rendeu de forma incondicional para os ingleses e a Argentina aceitava a derrota. Terminava a guerra.
Curiosidades:
- A derrota da Argentina na guerra levou ao rápido declínio da última ditadura militar que dominava o país.
- Essa guerra é considerada a última grande batalha aeronaval da História, quando aviões atacavam navios de guerra em combates acirrados e decisivos.
- As maiores perdas dos argentinos foi com o afundamento do cruzador Belgrano, com mais de 300 homens mortos. Já os ingleses teriam suas maiores perdas da guerra no ataque aéreo contra Fitzroy, com mais de 600 homens mortos e feridos em um único dia.
Comentários
Postar um comentário