As Batalhas e Guerras Mais Importantes da História - Afeganistão IV
A Guerra do Afeganistão (Invasão de 2001)
(7 Outubro - 17 Dezembro, 2001)
Soldados americanos em combate contra os extremistas do Talibã no interior do Afeganistão.
Informações Técnicas:
Facções: Coalizão Aliada (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Aliança do Norte) x Talibã (apoiado por quatro grupos terroristas).
Forças: Desconhecidas.
Perdas: Desconhecidas.
Local: Afeganistão.
Resultado: Vitória Aliada; Queda do Talibã; Criação do Governo Interino Afegão; Insurgência Talibã tem início.
Áreas Vermelhas (Fortalezas do Talibã); Setas Azuis (Invasão Aliada).
O Conflito:
Em 11 de Setembro de 2001, o mundo inteirou parou diante dos ataques terroristas contra o World Trade Center (as Torres Gêmeas de Nova York) e o Pentágono. Como retaliação o governo americano descobriu a origem do ataque terrorista: o Afeganistão controlado pelo regime extremista Talibã.
De imediato, mais de 1000 soldados americanos foram enviados para o Uzbequistão, uma nação aliada na luta contra o Talibã. No Golfo Pérsico, a marinha americana mobilizou dois porta-aviões e dezenas de fragatas e submarinos para iniciar uma brutal campanha aérea contra o Talibã.
Mas, boa parte da invasão ao Afeganistão seria feita pela a Aliança do Norte, remanescentes do governo anterior, e que lutaram contra os soviéticos anos atrás, que lutavam pela destruição do Talibã e a libertação da nação. Eles tinham somente 15.000 homens armados com rifles e usando cavalos.
O Talibã, militarmente, não era uma força poderosa, mas tinha muito mais soldados que os rebeldes do norte. O Talibã utilizaria mais de 70.000 homens, sendo 15.000 terroristas de quatro grupos diferentes, com um grande número de tanques e blindados soviéticos e até mesmo alguns lançadores de foguetes para enfrentar essa imensa invasão aliada.
No dia 7 de Outubro, teve início a campanha contra o Talibã. Nesse dia, fragatas e submarinos americanos lançaram centenas de mísseis Tomahawk contra alvos militares e logísticos do Talibã em Kandahar, Cabul e Jalalabad, causando grandes estragos no comando do Talibã.
Nos próximos 12 dias, mais de 40 aviões de combate e bombardeiros de alta precisão atacariam Cabul, Kandahar e Jalalabad, destruindo depósitos de munição e centros de treinamentos para grupos terroristas.
Paralelo a isso tudo, os 15.000 homens da Aliança do Norte se posicionaram em três rotas diferentes para cercarem e destruírem o Talibã e seus aliados num único golpe decisivo.
No mesmo dia que havia começado a campanha de bombardeio contra o Talibã, forças especiais americanas se infiltraram no Afeganistão e entraram em contato com o comandantes da Aliança do Norte, para poderem iniciar o avanço.
Em 20 de Outubro, forças especiais anglo-americanas aterrissaram em volta de Kandahar e cercaram a "capital do Talibã". No norte, 2500 soldados nortenhos com apoio de tropas especiais americanas, avançaram pela província de Balkh, onde por dois dias lutaram contra as tropas mecanizadas do Talibã. Ao mesmo tempo, 4000 "tajikes do leste" avançaram contra Cabul, encontrando pouca oposição do Talibã.
Em 10 de Novembro, tropas nortenhas, após a maior batalha contra o Talibã da guerra, tomaram a fortaleza de Mazar-e-Sharif, "quebrando" a espinhal dorsal do exército Talibã. No dia 12, tajikes do oeste tomaram a cidade de Herat, após pesados combates.
Também no dia 12 de Novembro, o Talibã abandonou Cabul, que foi tomada pelos tajikes do leste no dia seguinte. Mesmo perdendo a capital, o Talibã se reorganizou na fronteira do Paqusitão, em Kunar.
Nas cinco semanas seguintes, tropas americanas adentraram o país e eliminaram, com a ajuda da Aliança do Norte, os últimos redutos do Talibã em Kandahar, Kunduz, Jalalabad e Kunar.
O Talibã sofreu sua pior derrota, mas não acabou sendo destruído. Sua liderança sobreviveria no Paquistão, onde de lá lançaria uma violenta e pesada guerrilha contra o governo afegão e as tropas aliadas por quase 20 anos.
Por fim, em 2021, o Talibã invadiria o Afeganistão com força total, derrubaria com facilidade o governo afegão e forçaria uma humilhante retirada das tropas ocidentais que estavam estacionadas lá, reinstalando novamente seu governo radical e genocida no Afeganistão.
Curiosidades:
- O filme 12 Heróis conta a história de como a Aliança do Norte, com ajuda dos americanos, derrotou o poderio militar do Talibã durante a invasão. Recomendável.
- O videogame Medal of Honor (2010) também mostra algumas partes da invasão americana no Afeganistão na luta contra o Talibã.
- O filme O Caçador de Pipas mostra com grandes detalhes como funcionava o Talibã naquela época e o porque os aliados ocidentais tiveram que invadir o país. Filme obrigatório.
Bibliografia:
- https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_invasion_of_Afghanistan (página em inglês)
Comentários
Postar um comentário